Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 31 de março de 2009

MONTE da CAL Reserva 2004





REGIÃO: Alentejo (S. Saturnino - Fronteira)



PRODUTOR: Herdade do Monte da Cal



CASTAS: Trincadeira; Syrah e Alicante Bouschet



TEOR ALCOÓLICO: 14,5 % Vol



PREÇO: 8 a 13 euros



NOTA DE PROVA: 15,5 (0 a 20)




Sábado, 28 de Março do ano do Senhor de 2009


20h35
Enquanto os jogadores da selecção nacional aquecem para o jogo com a Suécia e algumas cidades um pouco por todo o Mundo (cerca de 3000) aderem ao Apagão Global, eu decanto este MONTE da CAL Reserva 2004.
Trata-se de um vinho produzido na Herdade do Monte da Cal, a qual é propriedade da Dão Sul, empresa que é produtora de vinhos em diversas zonas do país (Douro; Dão; Estremadura; Bairrada e Alentejo).
É a Dão Sul que produz vinhos como a Casa de Santar do Douro; o Cabriz e o Grilos do Dão (este Grilos já foi falado no nosso blog e deverá estar para breve um comentário a um vinho que, pela relação qualidade/preço, tem potencial para chegar a vinho do mês) ou o Rio Sol (um vinho produzido no Brasil e que tive oportunidade de provar graças ao amigo Zé Eduardo).

Para além do vinho em prova, a Herdade do Monte da Cal também produz o Terra Plana; o Monte da Cal (colheita); alguns monocastas (ex: Syrah ou Aragonês) e o Vinha de Saturno (o topo de gama da adega). Sobre este último, muito havia a dizer, mas isso fica para outro comentário...
21h00
Na televisão, Portugal joga bem, mas não marca! No copo, este tinto, que começou um pouco fechado, vai-se dando a conhecer. Trata-se de um vinho bem encorpado (como bom Alentejano que é) e com muita fruta.
É um tinto que já satisfaz bastante (a relação qualidade/preço é muito interessante) mas que me pareceu que poderá melhorar com mais algum tempo em garrafa.

22h30

Na televisão, a selecção jogou bem mas não ganhou... É o nosso Fado!
No copo (e na garrafa) já só há vestígios do precioso nectar que fez esquecer o resultado do jogo e salvou a noite!

Afinal, há esperança!
É claro que não vamos ao Mundial... Mas teremos sempre um Monte da Cal ou um Vinha de Saturno!

Despeço-me com amizade e até ao próximo comentário.

Post Scriptum: Peço desculpa pelos comentários futebolisticos mas, utilizei-os no sentido de organizar o texto e apenas por se tratar da Equipa de todos nós.

Abraço e boas provas.

9 comentários:

Miguel Carola disse...

Ora aqui está mais uma boa pinga... Já tive o prazer de provar uma botelha com caro amigo Luís Painha no Adelio. Entre queijos e falhinhas de presunto um óptimo vinho para uma tarde tertúlia em Veiros...

José Maria Paínha disse...

Viva Paulo

Parafraseando o Miguel, "ora ai está uma boa pinga" também tive a oportunidade de provar uma mas de 2003, também no Adélio, com Miguel e o meu Irmão Carlos Painha.
È um bom vinho mas como é tradição lá para aquelas bandas de S. Saturnino muito musculado, penso que melhora bastante com a decantação e aguenta-se com o passar do tempo
Quando for à adega do Monte da Cal vou ver se consigo trazer uma de 2006.

Paulo o meu próximo post vai-te deixar de água na boca... depois vês


Um Abraço

Hélder Caldeira disse...

Boas!

Tenho que começar a beber vinho durante a semana para apanhar a vossa pedalada! Confesso que este reserva ainda não o provei! Provei somente o colheita e para relação preço/qualidade é um vinho interessante, ainda assim continuo a preferir o Herdade de Porto da Bouga pelo mesmo preço! Paulo por este andar qualquer dia tens que editar um livro que o blog não te vai chegar! Parabéns pelo Post! Acredito que na próxima segunda feira poderei dar-vos novidades interessantes sobre alguns vinhos que terei oportunidade de provar com +2 convivas, mas depois logo comunico! Quanto a vinho do mês deixei no passado sábado a sugestão do Sovibor Reserva tinto 2007, qualidade a preço imbativel - 3,99€.

Abraço para todos!

Hélder Caldeira

Jorge Coelho disse...

tambem já tive o prazer de provar esta pomada,e ainda resta uma na minha garrafeira. Mas monte da cal reserva 2003 na minha opinião é superior, destas infelizmente já não mora cá nenhuma, mas brevemente irei tratar desse assunto.
Boas provas

Nuno Camilo disse...

Amigo Paulo. Não podia deixar de postar aqui um agradecimento pelo blog que já me foi fazendo algumas delicias...Parece que aproxima é o conceituado Gloria Reynolds, não é?....

Este hei-de provar e postar aqui tb a minha opinião, e desde já te agradeço (eu e mais 5 matarroanos) pela sugestão do Marquês de Borba 2007 que duas horas após decantado fez as delicias daqueles 5, ao ponto de me quererem bater por não ter comprado duas garrafas!

Um bem haja!
Nuno Camilo

Paulo Caldeira disse...

Seja muito bem vindo a este espaço Sr. Enfermeiro Camilo.
Espero que tenhas gostado do blog e que repitas a visita. Estás à vontade para comentar qualquer post (mesmo que não seja meu) ou colocar questões, que nós teremos todo o gosto em responder (se soubermos!).
De facto o Marquês de Borba 2007 é muito bom (o melhor de sempre segundo a revista dos vinhos).
Se não tens mais, não é problema. Isso arranja-se.

Grande abraço.

Luis disse...

Um bom vinho que bebi com o Mike "entre queijos e falhinhas de presunto" é um vinho mais novo mundo com notas abaunilhadas, frutos vermelhos e algum balsâmico que lhe transmite frescura.
Com os taninos redondos e boca golosa.
O presunto era pata negra e o queijo era de são tiago rio domingos, tudo muito bom até o preço. abraços boas provas

PS: este domingo acho que vou beber uma Quinta do Carmo Reserva 2003 e uma Herdade do Perdigão reserva, penso eu...

NIX

José Maria Paínha disse...

Nix

Grande Mano

Este fim de semana há uma grande probabilidade de beberes uma Herdade do Perdigão reserva 2004, quanto ao Quinta do Carmo vamos ver....


Um forte Abraço

Paulo Caldeira disse...

Amigo Nix
Estou a gostar de ver a qualidade dos comentários. Muito profissional (e acertado diga-se de passagem).
Mais algum tempo e o teu irmão Zé é um principiante ao pé de ti.

Abraço aos manos e, já agora, vejam lá se o menino Carlos começa a passar por cá.