Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dom Rafael 2006




Região: Alentejo (Casa Branca , Sousel)

Classificação: Denominação de Origem Controlada (D.O.C)

Produtor: Vinhos da Cavaca Dourada

Castas: Aragonês, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouchet

Alc: 14,5º

Preço: à volta dos 7€

Nota da Prova: 16


Um dos representantes, do Alentejo clássico, conjugando a tríade de castas ditas de excelência da região, com o Castelão, hoje praticamente residual, nos vinhos de referência da região, mas bastante utilizada há 10, 15 anos atrás.


Uma cor bastante carregada, como cartão de visita da casa que lhe deu origem, notando-se no nariz um pouco da madeira onde estagiou. na boca appresenta-se bem encorpado, sobressaindo a fruta, cheio de carácter Alentejano, num perfil a lembrar os tintos de outras épocas. Termina com uma ligeira adstrigência, que torna este "Mouchão dos pobres" um bom companheiro para os pratos com subtstância da nossa região.


Feijão Branco com cabeça de porco, uma feijoada de lebre ou uns grãos com carne casam na perfeição com este tinto, que no almoço de domingo acompanhou, com grande nível umas migas com entrecosto.



Até à próxima prova e uma boa semana de trabalho para todos


5 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Muito bom post amigo Zé.

Gosto da forma mais "profissional" com que escreves os teus posts. Acho que é uma mais valia para o nosso blog.

Também adorei a sugestão do prato para acompanhar o vinho.

Pode parecer um promenor de pouca importância, mas a verdade é que a paparoca que acompanha o vinho, acaba muitas vezes por marcar definitivamente a opinião com que ficamos do mesmo.

Para tal gostava de contar um exerto de uma conversa que tive com um empregado do gourmet do el corte inglês. Falavamos de umas das maiores pérolas da minha parca garrafeira, o Charme (para quem não conhece, é uma bomba do Douro, que nos últimos anos tem lutado com o Barca Velha para o titulo de melhor vinho português). Dizia ele que apesar de o vinho ser muito bom, bebê-lo como acompanhamento de uma refeição forte (carne de vaca; caça; etc), vai fazer com que o vinho não se solte, ou seja, o gosto forte da comida irá suplantar o vinho e nunca tiraremos deste o seu máximo potêncial.

Para o Charme, ele sugere um queijo amanteigado ou o vinho por si só.

Ainda não provei o D. Rafael mas tendo em conta os vinhos da casa (Ponte das Canas à parte), acho que umas migas com entrecosto devem ter ido de maravilha...

Continua com os bons posts e sempre que possível faz a tal sugestão gastronómica.

Abraço e boas provas.

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Antes de mais um obrigado pelas tuas palavras simpáticas. Mas eu acho que a mais valia para o nosso blog é a diversidade com que cada um analisa e escreve aquilo que bebe, metendo por vezes umas histórias á mistura. E isso meu caro amigo tú também fazes muito bem.
Em relação ao Dom Rafael, é um vinho bem graduado, como a malta de Veiros gosta, mas se tiveres oportunidade experimenta o de 2005 que na minha opinião é claramente superior ao de 2006, mas tem 15º Ui é daqueles que derruba a malta....
No que toca à comida concordo inteiramente contigo. Os vinhos mais especiais, pratos menos fortes e condimentados,há vinhos que até se bebem sozinhos. E quando se bebe um Charme há que escolher o que é vai brilhar, se o vinho se a comida... para não andarmos meio confusos.
Agora em relação aos tintos mais gastronómicos, por assim dizer, pratos mais condimentados e o Dom Rafael é daqueles tintos que pede comida e de prefêrência forte.

Um Abraço e boa continuação

Jorge Coelho disse...

Como dizes amigo Zé um vinho que a malta de Veiros gosta. já provei o de 2006 e 2005 bons vinhos.Mas hoje tive a oportunidade de provar com o meu tio Cristovão o D.Rafael branco para acompanhar um bacalhau espiritual e digo-te que é mel. Eu não sou grande fã do vinho branco mas este é daqueles que toda a gente gosta. Aconselho vivamente.
Abraço
Boas Provas

José Maria Paínha disse...

Amigo Jorge

Realmente a malta de Veiros é fã do D Rafael o de 2005, então com 15º é muito pujante, é um vinho para se ter muito respeitinho...

Embora não sendo grande fã já começo a provar mais brancos, por acaso fiquei com curiosidade em provar o D Rafael Branco, por Elvas não tem é fácil arranjar, onde é que o teu tio a comprou?

Abraço

Jorge Coelho disse...

Amigo Zé o meu tio comprou umas garrafas de d rafael branco na adega do mouchão. Além dessas comprou 2 garrafões do tinto que está muito bom e mais 3 garrafinhas de ponte das canas 2006 1 dessas felizmente ja mora na minha humilde garrafeira. Se estiveres numa de provar umas pingas do branco aconselho-te tambem o cartuxa branco 2007 está divinal.
Abraço