Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lima Mayer 2005

19 de Março de 2009















Lima Mayer Tinto 2005

Regional Alentejano

Castas: Aragonês, Syrah, Alicante Bouchet, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot

Produtor: Lima Mayer & Cª, Quinta de São Sebastião, Monforte (na área do extinto concelho de VEIROS)

Alc: 14º

Preço: á volta dos 10€
Opinião: Bom +




A melhor prenda que se pode dar a um Pai neste dia, é o regresso a casa dos filhos.
Assim aconteceu eu de Elvas e o meu irmão L (N) de Èvora, lá nos juntámos ao C. que se mantém na nossa grande vila.
A minha Mãe não continha a alegria, ao fim de um mês voltava a reunir à mesa os seus 4 homens, e como ela gosta de cozinhar para eles....
Lá sairam a preceito uma reconfortante canja de galinha do campo, e depois uma das suas especialidades, a mesma galinha depois de cozida, tostada no forno com limão... de lamber os dedos. A acompanhar tal repasto uma Lima Mayer tinto 2005, que já tinha provado em Fevereiro de 2008 com os meus irmãos, ficando o L (N) encantado com a "pomada".
Passado um ano pareceu-nos um pouco mais fechado de aromas, com menos fruta e mais tosta, na boca mantém o bom perfil de um vinho nada pesado, com muita frescura, e uma dose qb de elegância e sofisticação, com um final acentuado por um toque vegetal.
Enfim um bom vinho representativo da qualidade média muito interessante deste produtor, representando do melhor que se faz no alentejo para esta gama de preços. Na minha opinião quando comparado com o 2003 (o primeiro ano deste vinho) e o 2004 este é o melhor ano, uma vez que ainda não provei o 2006.
O jantar lá foi decorrendo, entre as conversas de 4 homens, sobre pesca, futebol, o dia a dia, alguma politica e uma mulher encantada de os ouvir. Seguiu-se o café fora de casa (como é tradição), no nosso amigo JA, onde conversei com o X sobre o este nosso espaço, e fiquei contente com a energia que ele demonstra ao abraçar este projecto e com as ideias interessantes que tem em mente.
Acabou-se a noite despedimos dos "velhotes" do C. e cada um para seu lado. Mais um dia do Pai, acompanhado de um Lima Mayer 2005, porque o vinho é algo carregado de História, a História da terra que lhe dá vida, a História de quem produz, a História das mãos que o cuidaram da vinha até à adega e a História de quem o bebe e o liga a bons momentos da sua vida...

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom blog, bons vinhos, bons textos. Vou passar por cá mais vezes


Cumps


P.Silva

Anónimo disse...

Estou a ver que te agradou o Lima Mayer, não é amigo Zé?
De facto o meu irmão já me tinha dito que o 2005 era muito bom. Ainda não tive oportunidade de provar essa pinga, mas quero exprimentar brevemente pois quero mudar a minha opinião quanto aos vinhos do Lima Mayer, é que provei o 2004 em duas ocasiões e não me convenceu. Dou-lhe 12 em 20 e é por a adega ser em território sagrado (Pateira).
Abraço a todos e boas provas.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o comentário anterior. Abraço a todos.

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Tens de experimentar o 2005, realmente o 2004 como primeira experiência talvez não seja a melhor, para mim é inferior ao 2003
Se conseguires arranjar uma 2005 acredita que vale a pena

Um Abraço

Anónimo disse...

Ontem vi este Lima Mayer de 2005 pontuado com notas de 17/18 em alguns locais. Tenho mesmo que provar.
Abraço a todos.

José Maria Paínha disse...

Paulo

17/18 é uma pontuação muito interessante para este vinho. Este ano não me pareceu que o conseguisse, (talvez o vinho não tivesse sido arejado a tempo) mas o ano passado quando o provei pela 1ª vez, sem dúvida, valia bem uns 17 valores

Abraço