Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 15 de março de 2009

O Lançamento Deste Espaço








Hoje 15 de Março no café restaurante do nosso amigo Alfredo, iniciamos a caminhada deste blog. Entre carne do alguidar e migas de espargos, foram desfilando algumas garrafinhas bem simpátias. começando nas Servas Escolha 2006, que está que nem mel, até uma Pegões Colheita Seleccionada 2004. trazida por um dos convivas, que se bebeu tão bem que nem se deu por ela. E Assim se passou a primeira sessão inaugural do "Pontão das Vinhas" um espaço onde os veirenses se encontraram.
Entre os petiscos que desfilaram à mesa a companhia dos vinhos teve sempre à altura, o nosso amigo Alfredo tratou-nos primosoramente e brevementre iremos voltar, com o Pontão das Vinhas mais composto, com mais amantes do vinho para uma prova atenta, que icidirá sobre os grandiosos néctares Alentejanos.



5 comentários:

Xiko disse...

O primeiro convívio relacionado com este espaço correu bem.
De inicio era só eu e o Zé Maria, mas depois o Mike juntou-se a festa arrastando mais dois amigos, o Israel e o António João (gigio), também esteve presente o J. Augusto e a maior surpresa, o Kalú esteve pouco tempo connosco, mas ainda bebeu uns copos com o pessoal.

Em relação aos vinhos: O primeiro para mim foi o melhor “Monte das Servas escolha 2006”.
O segundo “Adega de Pegões Colheita Seleccionada”, também se bebe muito bem, e esta segunda foi oferecida pelo amigo Zé Maria.

Vamos promover mais encontros destes e temos que começar a pensar na prova que se fala já há muito tempo.

Viva o Vinho.

Moisés disse...

Caro Zé Maria
É com agrado que te vejo lançar este blog. Tu que és um apreciador e "connoisseur" das qualidades do vinho, desejo-te muitas felicidades neste empreendimento.
Um abraço do amigo
Luís M.

Anónimo disse...

É com imenso prazer que vejo nascer esta ideia. Podem contar com a minha visita regular ao blog e, sempre que possível, a esses encontros que realizaram. Veiros e vinho são de facto duas coisas que casam muito bem. Um forte abraço e um grande bem hajam por esta magnifica ideia.

Anónimo disse...

É com muita satisfação que vejo o nascimento deste espaço. Podem desde já contar com um frequentador assiduo apesar de não ser grande entendido, mas sou bom bebedor. abraço

Anónimo disse...

É com muito prazer que vejo surgir este teu este projecto que de identifica toda uma regiao e toda uma cultura e mostra acima de tudo o interesse que tens pelos pequenos nadas que nos tornam unicos. parabens por isso...
como ja tive oportunidade de ler alguns dos comentarios e como ja haviamos falado antes, todas as quartas feiras no hotel convento do espinheiro ha provas de vinhos gratuitas com a grande maioria dos produtores de vinhos em portugal. Assim aproveito para vos deixar datas e nomes dos produtores de vinho que vao estar connosco no mes de novembro...

4/11/2009 – Herdade das Servas
11/11/2009 – Herdade da Calada (Alentejo)
18/11/2009 – Vale D’Algares (Ribatejo)

Alem disso tenho prometida uma prova de vinho na herdade do esporao e outra nas caves da ervideira e todos os contactos ja estao feitos, mas no entanto nesta altura tem sido complicado combinar com os enologos...
no proximo comment possivelmente terei mais informações...
saudaçãoes e um bem haja a quem gosta da bela da pinga...hehehe