Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 23 de março de 2009

FRANCISCO NUNES GARCIA RESERVA 2001

Região: Alentejo (zona de Moura)
Produtor: Francisco Nunes Garcia
Castas: Aragonês; Trincadeira; Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 13,5% Vol
Preço: 25 a 30 Euros
Nota de prova: 17 (0 a 20)

Foi este fim de semana que provei esta pérola do produtor Francisco Nunes Garcia, o mesmo que produz o Convento da Tomina e o António Maria (este último é o topo desta adega e um dos melhores Alentejanos da actualidade).
Devo confessar que a primeira sensação não foi extraordinária mas, com o evoluir da jantarada melhorou considerávelmente.
O pior é que quando estava a saber muito bem... a garrafa acabou!


Abraço a todos e boas provas



4 comentários:

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Bela pomada o Francisco Nunes Garcia, não é? Já tive a oportunidade de o provar há cerca de 2 anos e é um verdadeiro clássico alentejano, no estilo. Para aqueles que dizem que os vinhos alentejanos não resistem ao tempo, este Nunes Garcia é a prova do contrário.
Uma pergunta: decantaste o vinho? e quanto tempo esteve ele a arejar?

Abraço e boa semana de trabalho

Anónimo disse...

É de facto muito bom. Mal posso esperar para "matar" a António Maria que lá tenho em casa. Sim o vinho foi decantado e arejou cerca de meia-hora. Provávelmente devia ter arejado mais um pouco.
Concordo contigo quando ao resistir ao tempo. Apesar de ter algum assento e uma cor a denotar a sua idade, em termos de paladar não se nota nada.
Grande abraço.

Xiko disse...

Este ainda não me passou pelo estreito!!

Mas o que ouvi dele pelo amigo Paulo, é de provar.
Tenho que arranjar uma garrafinha, já agora é facil arranjar esse vinho?

Anónimo disse...

Amigo Xiko

Respondendo à tua questão, devo dizer que não é dos vinhos mais fáceis de arranjar. A garrafa que bebi já estava na minha casa à algum tempo e como não me lembrava do preço para colocar na ficha técnica do vinho, fiz uma pesquisa pela net.
Encontrar o preço deste menino não foi muito fácil (ou talvez seja eu que percebo pouco do artigo).
Já o topo de gama, o António Maria, existe nos gourmets do el corte inglês e em vários sites.

Abraço.