Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 24 de março de 2009

PONTE DAS CANAS 2005

REGIÃO: Alentejo (Casa Branca - Sousel)

PRODUTOR: Herdade do Mouchão

CASTAS: Touriga Nacional; Touriga Franca e Alicante Bouschet

TEOR ALCOÓLICO: 14,5 % Vol

PREÇO: 15 a 20 euros

NOTA DE PROVA: 17 (0 a 20)

Foi no mesmo dia que provei a Francisco Nunes Garcia que tive oportunidade de repetir a prova a este Ponte das Canas 2005 (já o tinha provado no Natal), e confesso que solidifiquei a minha opinião de que estamos perante um grande vinho. Nessa noite pareceu-me um pouco superior ao FNG mas, dou-lhes a mesma pontuação por admitir que o facto de ser a segunda prova da noite beneficiou o Ponte das Canas.

Este Ponte das Canas, cuja primeira colheita é a de 2005 (desde 1996 que esta casa não lançava um novo vinho), vem juntar-se aos famosos Dom Rafael; Mouchão e Tonel 3/4 (este o topo de gama da adega).

É um vinho um pouco diferente daquilo a que o Mouchão nos habituou, conjugando (na perfeição) tradição e evolução. Tradição, mantida pela presença do Alicante Bouschet (a casta ex-libris da herdade) que lhe dá um toque da austeridade tão caracteristica dos vinhos desta adega. Evolução por ser um vinho que cativa à primeira prova (coisa que um Tonel 3/4, apesar de melhor, não consegue fazer). É aquilo a que costumo chamar um vinho "fácil" (parafraseando o amigo Zé Maria: "É um vinho mais Novo Mundo"), ideal para "iniciar infiéis" nesta religião que é o vinho!

Como diria o Sousa Veloso no TV Rural: "Despeço-me com amizade e até ao próximo comentário".

Abraço e boas provas.

9 comentários:

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Belo post

Grande malha o Ponte das Canas 2005. Em Dezembro tentei em vão arranjar uma botelha, mas estava esgotada em todas as garrafeiras por onde andei.
Como fã incondicional do Mouchão resta-me conseguir o 2006, que já está no mercado. Mas 2005 foi um ano melhor para o Alentejo.
Além do mais este vinho, apesar de ser mais fácil tem um carácter multidimensional, que o torna um pequeno preciosismo.
Nasce no terroir mais antigo do Alentejo, segundo os puristas o único, onde combina a casta sucesso da região que foi para aqui trazida no sec. XIX pela familia Reynolds, com duas castas do Norte: a duriense touriga franca e a touriga nacional.
Pelo que escreveste é um vinho cheio de predicados ainda fiquei com mais vontade de o provar

Forte Abraço

Xiko disse...

Está visto que este já não o vou provar:( segundo o que o Zé Maria diz, só nos resta provar o de 2006.

Zé arranja lá uma para provar essa pomada!

José Maria Paínha disse...

Viva Chico


Pode ser que haja sorte e ande para ai alguma de 2005 desencaminhada e perdida á nossa espera....
Em relação à de 2006, talvez consigamos arranjar uma de forma muito simpática, depois dou novidades

Abraço

Paulo Caldeira disse...

Pois é amigos!

Na minha garrafeira ainda repousa uma vaidosa dessas de 2005...

Temos que negociar a coisa...

Abraço

Anónimo disse...

Boas,

Caros amigos devo dizer que concordo em tudo o que o meu irmão disse! Para mim que adoro o Alichant os vinhos do Mouchão são sempre benvindos e de facto este ponte das canas que me foi oferecido pela minha adorada esposa fez as delicias de todos quanto o provaram!
Deixo aqui um apelo à participação de mais seguidores dos blogues, com comentários e sugestões, de vinhos mas porque não de adegas, tabernas ou restaurantes que sugiram para um belo repasto! Esta é a minha opinião enquanto seguidor do blog!

Um grande abraço para todos e HAJA VINHO!
Hélder Caldeira

Xiko disse...

Amigo Hélder,

Era uma das ideias que ia debater com o Zé Maria, fazer visitas às adegas, fazer umas perguntas tirar umas foto e promover tanto o local visitado como o próprio blog.

Em termos de restaurantes, tascas e afins, terá que ser analisado por todos nós, pois eu abrir o espaço de anúncios, não para ganhar dinheiro com isso, mas para promover alguns protocolos com esses espaços.

Já agora, todos vão pensando no vinho a eleger para o mês de Abril, não esquecer que o mais importante é preço/qualidade.

Abraços e bons vinhos

José Maria Paínha disse...

Viva carissimos

Essa ideia da visista a adegas e jornadas gastronómicas parece-me muito bem.
Além de ser um prazer, levanta a moral e faz bem à economia nacional


Abraços

Paulo Caldeira disse...

Meus caros!

Confesso que essa ideia das visitas às adegas me agrada bastante.
Podem contar comigo para essas "visitas de estudo".

Abraço.

Anónimo disse...

ainda ñão tive o prazer de provar esse nectar, mas já provei alguns vinhos do mouchão que me foi dado a conhecer pelo meu tio que tambem é um grande apreciador. Como estamos em crise e á que apertar o cinto aconselho a quem ainda não provou o vinho de garrafão do mouchão a berber porque nao minha opinão é do melhor que há em vinhos dessa gama. Quem sabe para o proximo momento de confraternização se prove essa pomada.
Abraço e boas provas