Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Phebus Reserva 2005

Pais/Região: Argentina / Mendonza

Produtor: Fabre Montmayou Wines

Castas: Malbec

Alc: 14,5º

Preço: à volta dos 13€

Nota da Prova: 17


Este post é uma pequena provocação ao amigo Paulo Caldeira, visto que recentemente adquiriu o famoso Fabre Montmayou Gran Reserva de 2005 que joga numa divisão acima do Phebus.



Esta garrafa foi trazida pelo amigo António Caldeira, num respasto, no monte do amigo Domingos Cunha, tendo sido a estrela da noite.

Uma côr densa e um aroma inicialmente fechado, abrindo depois especiado e abauninlhado. Na boca a primeira impressão é a de um tinto algo fechado (há que considerar que não foi decantado), evoluindo depois para fruta de muito boa qualidade, algum cassis e especiaria.
Confesso que o mais impressionante deste Phebus são os seus taninos, bastante polidos, amparando na perfeição os 14,5º dando-lhe um final fino e sofisticado de grande persistência.


Enfim caros amigos para o preço vale a pena experimentar, é um vinho diferente daqueles que vamos provando, pena é que na nossa região seja dificil de encontrar.


Post Scriptum: Paulo se o Phebus tem esta qualidade imagina o Fabre Montmayou Gran Reserva que repousa na tua garrafeira

Abraços e até para a semana

3 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Amigo Zé

Este teu post deixou-me com vontade de abrir já o Gran Reserva. Mas acho que vou esperar mais um pouco. Vou é tentar arranjar um Phebus já na próxima semana. Já agora, por falar em esperar (neste caso por um vinho), sabes quantos anos se aconselha a guarda do Clos Mogador 2006? 10 anos no mínimo... Por este acho que não vou ter paciência para esperar. Abraço.

Paulo Caldeira disse...

Já me esquecia!
Amigo Zé, parabéns por, após inaugurares os posts aos vinhos "estrangeiros", inaugurares agora aos vinhos "estrangeiros de fora"...
Abraço.

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Se conseguires arranjar o Phebus não guardes muito tempo experimenta e ficas com vontade do Fabre Montmayou....

Em relação ao Clos Mogador, não sei se terás paciência para esperar 10 anos após a colheita, no minimo, mas que é um vinhão de outra galáxia lá isso é! Aliás em certas provas que já tive oportunidade de ler, parece que é um vinho tão poderoso, que até melhora em dupla decantação de um dia para o outro


Abraço