Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Herdade Porto da Bouga Reserva 2007

Região Alentejo (Alegrete / Portalegre)

Produtor: Porto da Bouga Vinhos Lda

Castas: Trincadeira; Aragonês; Alicante Bouschet; Syrah e Touriga Nacional

Alc: 13,5º

Preço: 4,99€

Nota de Prova: 15,5 /16




Eis o vinho do mês!

Depois de conversa entre os editores do Pontão resolvemos consagrar este néctar da Serra de S. Mamede. Referência em termos de consistência e relação preço qualidade é um vinho que desde as primeiras colheitas (a de 2001 é memorável) se tornou uma marca presente no panorama vínico do Alto Alentejo.

Modernizou-se desde colheita de 2006, com a introdução da Syrah e da Touriga Nacional, tornando-o menos "rijo" e mais acessivel. Pessoalmente continuo a ser um fã dos antigos Porto da Bouga, um pouco mais rústicos, feitos à base da triologia Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouschet. Plenos de carácter Alentejano, espelhando da melhor forma o terroir de S. Mamede. Por isso guardo religiosamente um Porto da Bouga Garrafeira 2004 (que custa sensivelmente o dobro do reserva) a qual espero vir a degustar com a graça de Deus numa ocasião especial.



A Prova

Côr carregada com laivos violeta. Presença forte no nariz com muita fruta vermelha, na boca confirma-se a fruta de boa qualidade e em abundância, aliada a uns taninos bem presentes, que lhe poderão garantir alguma guarda. è um tinto guloso e extremamente gastronómico, para aqueles que gostam de vinhos que casem na perfeição com a cozinha do nosso Alentejo, sugeria fazendo jus á terra que o viu nascer, que o fizessem acompanhar de umas migas de batata com carne do alguidar frita



Bom apetite e boas provas



Um abraço a todos

10 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Meus amigos!

Esta pomada ainda não provei mas, a julgar pelo número de fãs incondicionais (o meu irmão é um deles), devemos estar perante um dos melhores vinhos da sua gama.
Tenho mesmo que provar!

Parabéns aos editores do blog pela primeira eleição dum vinho do mês. Que seja a primeira de muitas...

Parabéns a todos os seguidores do Pontão das Vinhas. São eles que dão sentido à existência deste espaço.

Grande abraço e boas provas!

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Finalmente o vinho do mês!

Deixem-me dizer que é mais do que justa a nomeação! è um vinho "guloso" e elegante.
Para mim é sempre uma tentação não comprar 1 garrafa sempre que vou ao Supermercado é de facto um vinho que não deixa ninguém ficar mal visto! E o preço de 4,99€ é bastante simpático!

Parabéns e boas provas para todos!

Caro irmão podes contar com 1 botelha no próximo fds.

Hélder Caldeira

Miguel Carola disse...

Boa escolha... Vinho e Veiros "casa" muito bem. Ainda mais quando é bem relatado...



Abraços Vinhateiros a todos...

Jorge Coelho disse...

Eu tou como o Paulo ainda não provei esta pomada mas tenho mesmo que provar dado o número de pessoas que falam do vinho.Amigo Zé, quando vais postar as grandes pomadas que bebemos naquela bela tarde de domingo? Para quando o próximo e espero que possamos aumentar o número de comparsas.
Já adquiri 2 pomadas que dizem ser de topo o pera manca tinto e branco.

boas provas

José Maria Paínha disse...

Viva meus bons amigos e colegas editores Paulo e Mike

Realmente para o preço dele é um bom vinho, não sei se o Mike já o provou mas Paulo tens de experimetar, sem grandes ilusões, mas sempre com a sua principal qualidade, a de ser bastante gastronómico


Um Abraço aos dois

José Maria Paínha disse...

Amigo Jorge

Os posts da famosa trde de domingo sairam brevemene..

Pera Manca tinto e branco!!!!
Ui isso é que é uma grande malha


Um abraço

JSP disse...

outra?

pontão das vinhas disse...

Ou J..., Outra quê?

É muito original nos seus comentários!!!

JSP disse...

original, hein?

ok.

outra foto retirada do meu blog sem que tenha sido pedida permissão ou lhe tenha sido dado crédito.

hm :|

pontão das vinhas disse...

Olhe estou farto dos seus comentário, sobre as fotos!

As fotos são procuradas no google, se são suas porque não coloca uma marca de agua?? Sabe que as fotos que aparecem nos motores de busca podem ser utilizadas? será que as fotos são suas, pois eu não vejo nenhuma prova que sejam suas!

Haja paciencia!!!!