Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

sábado, 11 de junho de 2011

Mouchão 2003






Região: Alentejo, Vinho Regional.

Produtor: Vinhos da Cavaca Dourada.

Castas: Alicante Bouschet e Trincadeira.


Alc: 14,5º

Preço: 28€

Nota de Prova: 18/18,5


Como já aqui escrevi há cerca de um ano é sempre uma emoção abrir uma garrafa de Mouchão, é sem dúvida o meu vinho de eleição(pena o preço) e o vinho que melhor espelha a minha tão amada região, o Mouchão é simplesmente o Alentejo em estado liquido!
A cor deste belo tinto surge assutadoramente carregada, com toques retintos, apear da idade que já leva. Um nariz de uma complexidade ímpar, muita especiaria, ameixa, algum eucalipto, muito envolvente. Na prova de boca, surge com um corpo bastante sólido, taninos compactos, pimenta, ameixas, com algum balsâmico e um fundo fresco, que lhe esconde os 14,5º de álcool. Final interminável, jovem ainda. Tremendo!

5 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Tenho 1 de 2001 e outra de 2005 no meu spa da arrecadação!

Vamos ver quando chegará o dia!

abraço

HC

José Maria Paínha disse...

Esta de 2003 foi trazida pelo meu irmão Luis. Tenho a repousar uma igual, que vou esperar pelo menos mais dois anos para ver como evolui e também tenho outra de 2005,que provei no Encontro Vinho e Sabores, este ano. Está um belo Mouchão sem dúvida, mas acho que só tem a ganhar com mais uns anos de garrafa.
O 2006 é que parece estar uma "bomba" pois recebeu 18 valores na RV.
No entanto vou estar curioso, daui por dois anos ao lançamento do 2008, pois no vinho e sabores, lembro-me de ouvir dizer o John Fordyce do Mouchão, que a colheita de 2008 é de excelência, mesmo para padrões tão elevados como os do Mouchão.

Abraço

Luis disse...

Três vinhos muito bons e totalmente diferentes, foi uma noite de grandes provas, mas concordo apenas com uma das três notas, a do Mouchão, pois na minha opinião foi superior aos outros, o vinho que mais surpreendeu mas pela negativa foi o Quinta do Monte d'Oiro, sei que é o vinho mais gastronómico e fresco dos três. Mas a culpa foi minha porque estava com as expectativas muito altas em relação a este néctar, eu não lhe dava 18 mas sim 17, parece irrisório mas um ponto é muito quando se fala de vinhos da mesma gama. O Vale de Dona Maria foi o vinho mais elegante da noite mas também mão lhe dava a mesma nota que o Mouchão talvez 17,5/18.
Mouchão 2003 estava muito bom, de todos foi o vinho mais equilibrado, mais bem feito sem altos e baixos, pela pequena razão esteve sempre lá em cima da primeira a ultima gota, vala cada cêntimo que se paga por ele.

PS: Está na minha garrafeira outra igual à espera de um dia especial quem sabe talvez este ano :-) Abraço

José Maria Paínha disse...

Grande Nix.
Excelente comentário, sem dúvida que estavas inspirado. Pois é temos realmente visões diferentes sobre este assunto. Em relação ao Quinta do Monte d' Oiro ainda posso dar a mão à palmatória, acho que o vinho está em crescendo e daqui a dois ou três anos estará brutal.
Em relação aos outros dois, não considero que o Quinta Vale D. Maria tenha sido inferior ao Mouchão, foi diferente mas foi um portento de elegância, fruta doce e compelxidade.
Como já respondi tenho duas Mouchão guardadas, para momentos especiais. Agora essa do omento especial este ano ainda deixou-me intrigado.... Que venham boas noticias, nestes tempos!
Forte abraço mano.

Victor B disse...

Por favor, poderiam me dizer qual Mouchão está melhor: o 2005 ou o 2006? Obrigado.