Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 5 de junho de 2011

adegaborba.pt Reserva 2005




Região: Alentejo D.O.C

Produtor: Adega Cooperativa de Borba.

Castas: Trincadeira 75%; Cabernet Sauvignon 15%; Alicante Bouschet 10%

Alc: 14.5º

Preço: 9€

Nota de Prova: 16,5


Apesar da imagem pouco apelativa (o rótulo é horrivel), que a Adega de Borba se tem esforçado por corrigir, o facto é que os seus vinhos cada vez estão melhores. Aqui temos mais um belo exemplar de uma gama, que penso ter sido descontinuada e substituida pelo Premium.
Côr bonita, com auréola luminosa no copo, nariz focado na fruta, com madeira muito discreta. Muito bom na boca, taninos finos, bela acidez, muita garra no final de um vinho extremamente gastronómico. São vinhos como este que o Alentejo precisa cada vez mais.

4 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Caro amigo ainda bem que voltaste a ter tempo para o blogue.
De facto este é um grande vinho da adega de Borba. E se o substituto é o Premium então ainda melhor no preço, a qualidade é escelente embora ache este borba.pt mais frutado e o premium mais amadeirado e como sabes eu gosto mais dos frutados. Ainda assim por 6€, preço do premium é um belo tinto.

abraço

José Maria Paínha disse...

Grande Helder.

Depois de uma hibernação, voltei ao blog.
Cada vez mais me encantam os vinhos da Adega de Borba, o Montes Claros Reserva, tinto, branco e garrafeira o histórico Rótulo de Cortiça, os mono e bi varietais e o Premium sem dúvida. È um portefólio que vai desde o Alentejo mais tradicional ao mais novo mundista. e o Premium é das melhores coisas em termos de preço qualidade que por aí anda.

Abraço.

Luis disse...

Grande Adega grandes vinhos a baixo preços, e só o que tenho para dizer.

José Maria Paínha disse...

Nem mais Nix.
E nos tempos que se aproximam, pelo preço qualidade tem tudo para poder resistir à crise.

Abraço mano.