Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 26 de junho de 2011

Auster 2004









Região: Douro DOC

Produtor: José Agostinho Lacerda para Eborae Vinus e Vitis.

Castas: Gouveio, Rabigato e Malvasia Fina.

Alc: 14º

Preço: 8,90€

Nota de prova: 16.

O inicio de uma prova curiosa, por várias razões. Primeiro porque neste post se prova a colheita de 2004 e no seguinte a de 2005 depois por ser uma aventura que o conceituado enólogo alentejano Paulo Laureano teve no Douro e ao que parece foi efémera, por último o carácter de raridade deste Auster, praticamente fora do mercado.
Para a prova as expectativas não eram muito altas, devido idade do vinho. Como seria de esperar apresentou-se com uma côr palha, amarelo carregado, um pouco evoluído. No nariz conseguiu surpreender, com notas de mel conjugadas com alguma fruta tropical. Na prova de boca confirmou o registo anterior, mas com alguma acidez. No final as expectativas foram superadas, estava perante um interessante branco de inverno, bom para atacar pratos com alguma substância.

0 comentários: