Produtor: Altas Quintas Lda
Castas: Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet
Alc: 13,5º
Preço: À volta dos 5€
Nota de prova: 15,5
Depois do Vallado 2004 o segundo vinho de uma tarde/noite bem passada no amigo Alfredo. Este é o vinho de acesso à gama de um dos produtores alentejanos, que mais prestigio tem ganho nos últimos anos. Entre o 600 e o topo Obsessão, há uma série de vinhos com grande qualidade, que representam o melhor que se faz no "terroir" da serra de São Mamede, destes destaco o Crescendo e o famoso Altas Quintas.
O vinho apresenta uma bonita cor, no nariz, fruta de boa qualidade, num perfil bem alentejano. Na boca apresenta-se macio, envolvente, com alguma fineza, bem apoiado na fruta, acidez e álcool correctos. Um tinto de grande sentido gastronómico, bom companheiro da mesa.
3 comentários:
Foi pena, pois o vinho inicialmente estava frio e o amigo Alfredo, que ofereceu esta garrafa, colocou-a ao pé da lareira, mas foi demasiado tempo e muito perto da mesma, para mim o vinho perdeu algumas características, pois eu já tinha provado o vinho, e desta vez não se apresentou da mesma forma.
Boas,
Meus caros desculpem não partilhar da vossa opinião! O 600 para mim nada tem a fazer ao pé do vallado! Ou provamos anos diferentes ou então temos preferências muito diferentes! Este 600 desiludiu-me bastante. Sou fã do Crescendo,( o altas quintas ainda não tive o privilégio de provar), mas acho que este vinho na minha escala de avaliação não vai além dos 14. Já o Vallado concordo com a classificação! Ainda assim concordo com o Luis quando sugere a classificação de 0 a 100.
Boas provas!
Um abraço
HC
Viva Caros Amigos
Como o Chico referiu, talvez o 600 tenha levado um "toque" com alguma temperatura, o que no entanto não esconde totalmente as suas características, de vinho essencialmente para a mesa.
Ao contrário do Helder acho o 600 um vinho agradável (não esquecer que estamos na presença da gama de entrada do produtor) essencialmente gastronómico.
No que toca à comparação com o Vallado, também eu prefiro este, ainda por cima o Quinta do Vallado, foi um dos meus vinhos "iniciáticos" do Douro,já provei as colheitas de 2000, 01, 03, 04 e 05 e continua com uma boa consistência qualitatativa.
Em relação à escala de análise, brevemeente, a "pedido de muitas familias" irei alterar para 0 a 100
Abraços
Enviar um comentário