Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

600 2007

Região: Alentejo (Alegrete) Vinho Regional

Produtor: Altas Quintas Lda

Castas: Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet

Alc: 13,5º

Preço: À volta dos 5€

Nota de prova: 15,5

Depois do Vallado 2004 o segundo vinho de uma tarde/noite bem passada no amigo Alfredo. Este é o vinho de acesso à gama de um dos produtores alentejanos, que mais prestigio tem ganho nos últimos anos. Entre o 600 e o topo Obsessão, há uma série de vinhos com grande qualidade, que representam o melhor que se faz no "terroir" da serra de São Mamede, destes destaco o Crescendo e o famoso Altas Quintas.

O vinho apresenta uma bonita cor, no nariz, fruta de boa qualidade, num perfil bem alentejano. Na boca apresenta-se macio, envolvente, com alguma fineza, bem apoiado na fruta, acidez e álcool correctos. Um tinto de grande sentido gastronómico, bom companheiro da mesa.

3 comentários:

Xiko disse...

Foi pena, pois o vinho inicialmente estava frio e o amigo Alfredo, que ofereceu esta garrafa, colocou-a ao pé da lareira, mas foi demasiado tempo e muito perto da mesma, para mim o vinho perdeu algumas características, pois eu já tinha provado o vinho, e desta vez não se apresentou da mesma forma.

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Meus caros desculpem não partilhar da vossa opinião! O 600 para mim nada tem a fazer ao pé do vallado! Ou provamos anos diferentes ou então temos preferências muito diferentes! Este 600 desiludiu-me bastante. Sou fã do Crescendo,( o altas quintas ainda não tive o privilégio de provar), mas acho que este vinho na minha escala de avaliação não vai além dos 14. Já o Vallado concordo com a classificação! Ainda assim concordo com o Luis quando sugere a classificação de 0 a 100.

Boas provas!

Um abraço

HC

José Maria Paínha disse...

Viva Caros Amigos

Como o Chico referiu, talvez o 600 tenha levado um "toque" com alguma temperatura, o que no entanto não esconde totalmente as suas características, de vinho essencialmente para a mesa.
Ao contrário do Helder acho o 600 um vinho agradável (não esquecer que estamos na presença da gama de entrada do produtor) essencialmente gastronómico.
No que toca à comparação com o Vallado, também eu prefiro este, ainda por cima o Quinta do Vallado, foi um dos meus vinhos "iniciáticos" do Douro,já provei as colheitas de 2000, 01, 03, 04 e 05 e continua com uma boa consistência qualitatativa.

Em relação à escala de análise, brevemeente, a "pedido de muitas familias" irei alterar para 0 a 100

Abraços