Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dona Maria Reserva 2003

Região: Alentejo, vinho regional (Estremoz)

Produtor: Júlio Bastos

Castas: Alicante Bouschtet (à volta de 50%), Aragonês, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Alc: 14º

Preço: ? (este foi oferecido pelos meus irmãos há dois anos pelo Natal)

Nota de Prova: 18


Um vinho que deixa saudades!
Uma côr carregada, suprendentemente jovem. No nariz, intenso, numa "avalhanche" de especiarias e tosta de boa qualidade. Na boca revela-se um tinto ainda jovem, intenso, encorpado, com taninos bem musculados, fruta preta, balsâmicos, acidez correcta e aquele final de boca, com um travo a pimenta preta.... enfim um grande tinto alentejano, com pernas para andar por uns bons anos, a lançar-nos a interrogação de como é que estará lá para 2015.

3 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Só de ler já dá vontade de provar...

Bebi há tempos o 2005 e devo confessar que adorei.

Provar este vinho é mesmo como tu disseste, uma "avalhance" de sabores que enchem a boca.

Quanto ao preço: 35 euros nos supermercados SA (grande garrafeira, já agora).

Abraço.

José Maria Paínha disse...

Pois é Paulo e o mais impressionante é a grande qualidade que este tinto tem desde 2003. as colheitas de 04,05 e agora mais recentemente a 06 sempre tiveram em lugar cimeiro, nos vinhos alentejanos.
Deixa lá ver como chegará o 2007, uma vez que foi um belo ano para o Alentejo.


Abraço

Luis disse...

Ola mano, este foi a pare do Mouchão 2002 e do Perdigão reserva 2004, o melhor vinho que bebi no ano de 2009, pois o Melhor foi o Quinta do Crasto Vinhas Velhas de 99. Todos da tua garrafeira, ou seja, ao sábado quem leva o vinho sou eu, vai pensando entre, Grous Moon Harvested 2006, Quinta das Tecedeiras 2003, Esporão Reserva 2006, Mouchão 2003 e Encostas de Estremoz Reserva 2007.
abraços.