País/Região: Austrália
Produtor: Casella Wines
Castas: Merlot
Alc: 13,5º
Preço: 6,90€
Onde comprar: Carrefour Badajoz
Nota da prova: 15,5
Finalmente mais um vinho do mês e este provado em reunião de editores do Pontão.
Inicialmente a equipa estava mais inclinada para o "irmão" Shiraz mas depois de prova atenta a escolha recaiu por maioria no Merlot.
Apresenta uma cor medianamente carregada, um aroma com boas notas de fruta vermelha. Na boca apresenta-se com corpo médio, alguma complexidade, taninos suaves e um final relativamente longo e adocicado. Uma boa companhia para o dia a dia. Um "aussie" de combate.
A minha história pessoal com este vinho remonta ao ano de 2006 quando o meu irmão Luis Painha esteve 6 meses em formação profissional, em Nurembrega. Português e Alentejano, apreciador de um bom tinto, estando em terra de cerveja, teve algumas dificuldades em acertar com um néctar que o satisfizesse, inclinando-se para os vinhos do Novo Mundo disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Ai surgiu o Yellow Tail nas variedades Shiraz, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Após o seu regresso e numa tarde de compras em Badajoz, olhando para a garrafeira do Carrefour eis quando para sua surpresa, encontra garrafas de Yellow Tail, trazendo algumas para o dar a conhecer aos irmãos em jantar de familia.
Cedo ficámos conquistados por este tipo de vinhos então mais concentrados e com mais álcool (em 2006 o Merlot, tinha uns respeitávies 14,5º) desde ai tem sido um prazer que se renova o beber estes néctares do outro lado do Mundo.
Desde já um abraço e um agradecimento do Pontão ao "Nix" por nos ter dado a conhecer o Yellow Tail
Um Abraço e boas provas.
5 comentários:
Devo dizer que fui um dos editores presentes nesta eleição, e que o meu voto foi para este Merlot.
Para mim perde para o Syrah em termos de aroma, mas ganha em tudo o resto.
Para mim, merece ser vinho do mês porque:
1- A relação qualidade/preço é óptima (apesar de não ser extraordináriamente barato);
2- É um vinho para agradar a todos (desde o consumidor mais experiente, ao consumidor ocasional);
3- Apesar de não ser um vinho muito complexo, está bem estruturado.
Abraço e boas provas.
Na minha opinião qualquer um dos vinhos daria um bom "vinho do mês" gostei muito do "nariz" do syrah mas na boca o merlot não ficou atras.
Abraços... Boas provas...
Caros Amigos
Na minha humilde opinião o Yellow Tail Cabernet Sauvignon ainda consegue ser melhor
Abraços
Temos de ir "alhá" comprar uma... :)
Zé,
Quando fores "alhá" tem que trazer algumas botelha, de Syrah, Merlot e Cabernet (esta casta pelo nome, faz-me sempre lembrar uma outra palavra, "cabaré", não sei porquê!! adiante e desculpem o off topic).
Em relação a prova, também eu escolhi o Merlot, na minha modesta opinião tem mais corpo que o Syrah, agora falta provar o Cabernet para saber afinal qual o melhor dos Yellow Tail.
Abraços e não se esqueçam do São João
Enviar um comentário