Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Yellow Tail Merlot 2007




País/Região: Austrália

Produtor: Casella Wines

Castas: Merlot

Alc: 13,5º

Preço: 6,90€

Onde comprar: Carrefour Badajoz

Nota da prova: 15,5


Finalmente mais um vinho do mês e este provado em reunião de editores do Pontão.
Inicialmente a equipa estava mais inclinada para o "irmão" Shiraz mas depois de prova atenta a escolha recaiu por maioria no Merlot.
Apresenta uma cor medianamente carregada, um aroma com boas notas de fruta vermelha. Na boca apresenta-se com corpo médio, alguma complexidade, taninos suaves e um final relativamente longo e adocicado. Uma boa companhia para o dia a dia. Um "aussie" de combate.

A minha história pessoal com este vinho remonta ao ano de 2006 quando o meu irmão Luis Painha esteve 6 meses em formação profissional, em Nurembrega. Português e Alentejano, apreciador de um bom tinto, estando em terra de cerveja, teve algumas dificuldades em acertar com um néctar que o satisfizesse, inclinando-se para os vinhos do Novo Mundo disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Ai surgiu o Yellow Tail nas variedades Shiraz, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Após o seu regresso e numa tarde de compras em Badajoz, olhando para a garrafeira do Carrefour eis quando para sua surpresa, encontra garrafas de Yellow Tail, trazendo algumas para o dar a conhecer aos irmãos em jantar de familia.
Cedo ficámos conquistados por este tipo de vinhos então mais concentrados e com mais álcool (em 2006 o Merlot, tinha uns respeitávies 14,5º) desde ai tem sido um prazer que se renova o beber estes néctares do outro lado do Mundo.

Desde já um abraço e um agradecimento do Pontão ao "Nix" por nos ter dado a conhecer o Yellow Tail

Um Abraço e boas provas.

5 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Devo dizer que fui um dos editores presentes nesta eleição, e que o meu voto foi para este Merlot.

Para mim perde para o Syrah em termos de aroma, mas ganha em tudo o resto.

Para mim, merece ser vinho do mês porque:
1- A relação qualidade/preço é óptima (apesar de não ser extraordináriamente barato);
2- É um vinho para agradar a todos (desde o consumidor mais experiente, ao consumidor ocasional);
3- Apesar de não ser um vinho muito complexo, está bem estruturado.

Abraço e boas provas.

Miguel Carola disse...

Na minha opinião qualquer um dos vinhos daria um bom "vinho do mês" gostei muito do "nariz" do syrah mas na boca o merlot não ficou atras.


Abraços... Boas provas...

José Maria Paínha disse...

Caros Amigos

Na minha humilde opinião o Yellow Tail Cabernet Sauvignon ainda consegue ser melhor

Abraços

Miguel Carola disse...

Temos de ir "alhá" comprar uma... :)

Xiko disse...

Zé,

Quando fores "alhá" tem que trazer algumas botelha, de Syrah, Merlot e Cabernet (esta casta pelo nome, faz-me sempre lembrar uma outra palavra, "cabaré", não sei porquê!! adiante e desculpem o off topic).

Em relação a prova, também eu escolhi o Merlot, na minha modesta opinião tem mais corpo que o Syrah, agora falta provar o Cabernet para saber afinal qual o melhor dos Yellow Tail.

Abraços e não se esqueçam do São João