Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 28 de junho de 2009

Borba VQPRD 1998


Região: Alentejo (Borba) V.Q.P.R.D

Produtor: Adega Cooperativa de Borba

Castas: Tricadeira, Aragonês e Castelão

Alc: 12,5º

Preço ? (oferta do amigo Alfredo)´

Nota de Prova: 16

A segunda surpresa da tarde.
Este vinho é um marco na história da região, pois corresponde ao despertar do Alentejo, depois de ser demarcado como região vinica, lançando-se à conquista do mercado nacional, do qual hoje tem uma esmagadora quota de 42%. Este VQPRD catapultou a Adega Cooperativa de Borba, tornando-se uma referência. Milhões de portugueses, brindaram e deleitaram-se com este néctar.

O Alfredo, trouxe o vinho para a mesa já decantado, escondendo a garrafa, para deixar os convivas à "nora" pois não sabiamos o que estávamos a beber. A côr denotava já alguma evolução, no aroma algum couro e notas animais. Na boca uma agradável surpresa. Macio aveludado, delicado e com alguma elegância, algumas notas alicoradas marcavam o final, que nos deixou uma agradável persistência.
Depois de revelada a sua identidade, ficámos com mais uma prova de que os Alentejanos sabem evoluir com muita dignidade, desde que bem conservados. Este Borba com 11 anos demonstrou isso mesmo, basta seguir os sábios conselhos do amigo Alfredo, para certas garrafas: "conservem-nas bem e esqueçam-se delas"

Um abraço e boas provas.

2 comentários:

Paulo Caldeira disse...

O amigo Zé, está a ser demasiado humilde neste post.

Eu até compreendo, mas a história completa deve ficar registada aqui no Pontão.

Então é assim: quando o Alfredo trouxe esta surpresa para a mesa, o vinho já vinha decantado. Observando o vinho no copo, pelo acento e pela cor acastanhada, até um leigo como eu, percebia que se tratava de um vinho com alguma idade.

Agora o impressionante é que o amigo Zé, sem provar (só pelo cheiro), identificou o vinho como: "Alentejano. Provávelmente, da região de Borba".

Sorte? Não! A seguir veio a justificação...

"O vinho tem um aroma característico da casta Castelão. Esta casta, agora pouco utilizada, era muito usada na região de Borba há alguns anos atrás".

Está explicado.
Era óbvio! Quem é que não sabe ao que cheira o Castelão?

Para o amigo Zé dou:
Nota 20 para os conhecimentos vínicos;
Nota 20 para o nariz.

Abraço e boas provas.

José Maria Paínha disse...

Caro Amigo Paulo

Deixas-me lisonjeado com este comentário, temos que descontar o factor sorte, boa disposição e boa companhia à pontuação que me atribuiste.


Um Abraço