Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 28 de junho de 2009

Abreu Callado Reserva 2008


Região: Alentejo (Benavila, Avis) vinho regional

Produtor: Fundação Abreu Callado

Castas: Touriga Nacional, Aragonês e Alicante Bouschet

Alc: 14º

Preço: ? (oferta do amigo Alfredo)

Nota da prova: 15,5

Esta foi a primeira surpresa que o amigo Alfredo nos reservou. Outrora a Fundação Abreu Callado, ganhou fama com os seus vinhos, especialmente os tintos. Depois de algumas décadas de declinio, uma nova orientação de gestão está apostada em devolver a esta instituição o lugar, que merece, como uma das referências do Alentejo clássico.
Este Resrva 2008 surgiu-nos muito carregado na côr, com um aroma inicialmente fechado, mas onde se destaca o perfil floral, tipico da Touriga Nacional. Na boca apresenta-se bem encorpado, com taninos respigados, a prometerem mais 3 ou 4 anos de boa saúde na garrafeira, a boa acidez que apresenta torna-o um vinho equilibrado, suportando o alcoól. Mas como não há bela sem senão, este a Touriga Nacional acaba por marcar excessivamente o vinho, com o registo floral, bastante presente na boca.
Eu não sou dos fanáticos da Touriga Nacional, acho que pode compor os lotes, dando-lhe elegância, mas que quando marca em demasia, ou a solo torna-se uma casta enjoativa. Em termos de castas nacionais, não troco um bom Castelão de Palmela, ou um Alicante Bouschet alentejano, pela moda da Touriga. Nos lotes alentejanos, além da triologia sagrada: Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet, além da Touriga, há outras castas que podem dar mais alma aos nossos vinhos, como a Syrah, ou o Alfrocheiro.

2 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Muito bom post. Técnicamente evoluido, como diria o Gabriel Alves...

Devo confessar que não gostei muito deste Abreu Callado. Concordo quando dizes que deve permanecer mais tempo em garrafa.

Já agora uma pergunta que me ficou: Reserva de 2008? Já?

Abraço e boas provas.

José Maria Paínha disse...

Pois é Paulo

Reserva 2008 demasiado cedo no meu entender. Realmente o vinho já se bebe com algum prazer, mas ainda está muito jovem, pena estar demasiado marcado pela Touriga

Um abraço