Região: Bairrada DOC
Produtor: Quinta do Encontro
Castas: Baga, Touriga Naional e Bical
Alc: 14º
Preço: 5,95€ com a revista dos vinhos
Nota da prova: 15
Ora aqui está um vinho bem curioso, feito de duas castas tintas e uma branca, representativo daquilo que é a nova Bairrada, uma região um pouco mal amada, com o destino ligado, ao de uma casta dificil, a baga que pode dar tudo e nada, mas que ultimamente tem despertado o interesse, dos criticos e enófilos nacionais e intenacionais.
Da nova Bairrada destaco algumas marcas como o Kompassus, o Grande Encontro, ou o Quinta das Baceladas, o Vinha da Costa e o Calda Bordalesa (estes três últimos a repousarem serenamente na garrafeira, aguardando o seu post no
Pontão), que certamente continuarão a fazer as delicias dos consumidores mais exigentes.
Vamos ao vinho
Uma côr carregada, com laivos de cereja. No nariz aromas muito quimicos, alguma fruta vermelha, balsâmicos e um discreto floral. Na boca as primeiras impressões, trazem-nos bagas silvestres, alguma framboesa, conjugada com uma acidez viva, com os taninos impositivos, compensando os 14º de teor alcoólico. Termina com ligeira adstrigência e ardor.
Um vinho um pouco duro mas com muita personalidade, perfeito para pratos muito fortes, uma boa oportunidade para descobrir a nova Bairrada
Um abraço e boas provas.
3 comentários:
bruto muito bruto
Boas,
Caro amigo destas também tenho 1 em casa! Vamos ver como se portará quando for chamada! Quanto à Bairrada concordo com o que dizes! Acho que actualmente já existem grandes vinhos também desta região só falta a vontade e curiosidade de os descobrir!
Um abraço e boas provas!
Hélder Caldeira
Pois é Caro Helder a Bairrada está a supreender com vinhos cada vez mais interessantes. Pela RPQ recomendava um Quinta das Baceladas, que por cerca de 10€ provas um vinho diferente, capaz de altos desempenhos.
Mano
Acahaste o vinho bruto! para próxima trato-te melhor, senão qualquer dia ainda dizes que és a minha cobaia de provas...
Abraços
Enviar um comentário