Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Vila Santa 2005




Região: Alentetejo (Estremoz) vinho regional

Produtor: João Portugal Ramos

Castas: Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet

Alc: 14º

Preço: 10€

Nota da prova: 16,5


Na minha opinião em termos de relação preço qualidade, continua ao longo dos anos a ser o melhor compromisso dos vinhos J. Portugal Ramos.
Uma cor carregada, aroma suave com fruta apetecível. Na prova de boca revela-se um vinho no ponto ideal para ser bebido, bom corpo, boa acidez a aguentar o alcoól, torna-se um vinho envolvente, guloso crescendo de copo para copo, terminando com persistência, elegância e levemente especiado. Um clássico.

Abraços

2 comentários:

Paulo Caldeira disse...

Meus amigos!

Foi este vinho que eu comecei a apreciar este precioso nectar. Como tal, há-de ser sempre um vinho especial para mim.

Sentimentalismos à parte, acho que este vinho é, hoje em dia, algo injustiçado e não se lhe dá o seu real valor.

É por isso que não podia estar mais de acordo com o que o amigo Zé disse. É um clássico. Um sinónimo de qualidade.

Abraço e boas provas.

José Maria Paínha disse...

Pois é amigo Paulo


È um vinho que lá em casa apreciamos bastante eu e os meus irmãos e para quem já provou 6 colheitas deste néctar (de 2000 a 2006) sempre com grande qualidade de facto é um grande valor do nosso Alentejo.
Em relação a ser injustiçado ou não, pode ser um pau de dois bicos... pois ainda o conseguimos adquirir a 10€

Um Abraço