Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

sábado, 23 de maio de 2009

Preto Branco 2004


Região: Bairrada DOC

Produtor: Quinta do Encontro

Castas: Baga, Touriga Naional e Bical
Alc: 14º

Preço: 5,95€ com a revista dos vinhos

Nota da prova: 15

Ora aqui está um vinho bem curioso, feito de duas castas tintas e uma branca, representativo daquilo que é a nova Bairrada, uma região um pouco mal amada, com o destino ligado, ao de uma casta dificil, a baga que pode dar tudo e nada, mas que ultimamente tem despertado o interesse, dos criticos e enófilos nacionais e intenacionais.
Da nova Bairrada destaco algumas marcas como o Kompassus, o Grande Encontro, ou o Quinta das Baceladas, o Vinha da Costa e o Calda Bordalesa (estes três últimos a repousarem serenamente na garrafeira, aguardando o seu post no Pontão), que certamente continuarão a fazer as delicias dos consumidores mais exigentes.

Vamos ao vinho
Uma côr carregada, com laivos de cereja. No nariz aromas muito quimicos, alguma fruta vermelha, balsâmicos e um discreto floral. Na boca as primeiras impressões, trazem-nos bagas silvestres, alguma framboesa, conjugada com uma acidez viva, com os taninos impositivos, compensando os 14º de teor alcoólico. Termina com ligeira adstrigência e ardor.
Um vinho um pouco duro mas com muita personalidade, perfeito para pratos muito fortes, uma boa oportunidade para descobrir a nova Bairrada


Um abraço e boas provas.

3 comentários:

Luis disse...

bruto muito bruto

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Caro amigo destas também tenho 1 em casa! Vamos ver como se portará quando for chamada! Quanto à Bairrada concordo com o que dizes! Acho que actualmente já existem grandes vinhos também desta região só falta a vontade e curiosidade de os descobrir!

Um abraço e boas provas!

Hélder Caldeira

José Maria Paínha disse...

Pois é Caro Helder a Bairrada está a supreender com vinhos cada vez mais interessantes. Pela RPQ recomendava um Quinta das Baceladas, que por cerca de 10€ provas um vinho diferente, capaz de altos desempenhos.

Mano
Acahaste o vinho bruto! para próxima trato-te melhor, senão qualquer dia ainda dizes que és a minha cobaia de provas...

Abraços