Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

domingo, 24 de maio de 2009

Conventual Branco 2007



Região: Alentejo (Portalegre) Vinho Regional

Produtor: Adega Cooperativa de Portalegre

Castas: Fernão Pires, Arinto, Roupeiro

Alc: 13º

Preço: à volta dos 2€

Nota da prova:14,5

Primeiro há que esclarecer, que embora faça o primeiro post de um vinho branco, não sou grande apreciador do género, ou melhor depois da passagem clássica cerveja-branco-tinto, estou a dar os primeiros passos e a redescobrir as novas tendências dos brancos, dai que tenha menos sensibilidade na sua descrição do que na de um tinto.
Longe vão os tempos em que se dizia, que se bebia branco quando não havia vinho, uma nova vaga de brancos, frescos, nada pesados e a bons preços proporciona-nos bons momentos de prazer, embora longe de um Tinto em toda a sua plenitude.
Comecei por descobrir e me encantar com os brancos do Douro, (o Planalto é uma referência), depois descobri os do Dão, e recentemente tenho provado os Alentejanos, mais frescos e agradáveis que há uma década atrás.
Temos a nivel nacional uma grande variedade de castas que dão vinhos para todos os gostos, desde o magnifico Alvarinho, ao Arinto de Bucelas, passando pelo Encruzado do Dão, ao Antão Vaz Alentejano.

O Vinho.
Cor tipo amarelo palha, no nariz destacam-se notas citrinas, na prova de boca temos um vinho correcto, com corpo razoável, boa acidez que não o torna pesado, terminando ligeiramente limonado e com frescura.
Deu muito boa conta de si no almoço de familia onde se aguentou com uma excelente dourada grelhada.

PS: Com este calor, vem a vontade de deixarmos alguns tintos repousar na garrafeira até ao fim do Verão e ir procurando uns refrescantes rosés e brancos, bons e baratos

Um Abraço

9 comentários:

Miguel Carola disse...

Boas Zé... Tb ñ sou muito conhecedor de brancos, (e secalhar nem de tintos:)) mas deste em particular ñ gosto muito... Um branco fresquinho vai sempre bem. especialmente nestes dias de "carma" que vão despontando. Isso ou uma entifada de imp numa esplanada perto de si....


Boas Provas

Xiko disse...

Como não gosto de vinho branco, vou mais para a entifada de imp numa esplanada....
O meu não gosto pelos brancos, talvez seja não ter ainda provado uma boa pomada que mude o meu gosto por estes vinhos...

Abraços

PS: Cuidado com as esplanadas, pois nesta altura do ano leva-nos a grandes entifadas..............

José Maria Paínha disse...

Caros amigos

Vão por mim, há belos brancos por ai e vai sendo tempo de educarmos o gosto. Daquilo que tenho provado recomendo, um Planalto do Douro, um Rolan, alvarinho, regional minho, um Prova Régia de Bucelas, um Conde d´Ervideira reserva, ou um Marquês de Borba.

Tenho que concordar convosco, que uma entifada é sempre uma entifada, pior é o day after

Um Abraço

Luis disse...

Pessoal bebam o Antão Vaz 2008 da Ervideira é brutal.
O Rose colheita seleccionada da Ervideira tambem é muito bom para beber no verão. Um abrço
Os tintos vão ter que aguardar, ó então bebemo-los ás 4 da manhã lolololololo.

Paulo Caldeira disse...

Amigo Zé!
Também eu fiz a passagem clássica (cerveja-branco-tinto) e, tal como tu, após conhecer os tintos (ainda que de uma forma muito limitada), procuro conhecer as outras variedades desse nectar que é o vinho.
Tal como nos tintos, nos brancos também há bons e maus...
Este não conheço mas, se querem experimentar um branco extraordinário (um pouco caro, é verdade, mas a qualidade paga-se) provem o Pêra-Manca...
Já bebi uma vez e digo-vos: É BRUTAL!

Grande abraço!

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Caros amigos, eu confesso que de vez em quando sabe bem beber um branquinho ainda mais com este calor!
Há belos brancos e bem mais acessiveis que os tintos. Quanto aos brancos perdoem-me mas de facto prefiro os do Douro ou mesmo de setubal! Os alentejanos são por norma mais pesados e o meu estômago tem dificuldade em digeri-los! Acrescento também o BSE ou um Muralhas, para mim 2 referências incontornáveis! Acrescento ainda para os mais exigentes o private selection do Esporão este sim BRUTAL, diria que ainda mais que o Pêra Manca. É um branco com carácter de tinto!

Porque não fazer também post's de rosés e de late harvest? Estes últimos pecam por serem muito caros mas uma vez bebê-los com uns queijinhos para entrada ou simplesmete sozinho é uma maravilha!

Abraços e boas provas!

HC

Hélder Caldeira disse...

Pessoal qual o vinho do Mês de Maio? E de Junho?

Abraço

HC

Hélder Caldeira disse...

Caros amigos e seguidores!
Deixem que partilhe convosco um dos meus mais recentes vicios!
O AZEITE!
Bem sei que este é um blog de vinhos no entanto tal como o azeite acho que são 2 das melhores coisas que fazemos neste pais e por isso devemos partilha-las e promovê-las antes que outros o façam, para além de que para mim está claramente ligado à gastronomia, logo ao vinho!

Experimentem comprar 1, 2 ou 3 variedades de azeite (a Galo tb tem um de azeitonas apanhadas ao Luar, tal como o vinho dos GROUS) e colocar num pires enquanto tomam a vossa refeição e molhem pão nos vários azeites! Vão ver que a sensação é divinal e se acompanharem com um bom vinho, uhi!para além de o vosso coração agradeçer!

Obrigado e Boas provas!

Bjs e abraços

HC

José Maria Paínha disse...

Caros Amigos

è bom ver que o nosso espaço continua bem "mexido" com troacas de ideias e sugestões.

Em relação aos brancos, não falando do Pera Manca Branco, que parece estar melhor que o tinto e ou eu muito me engano será prémio exclência da Revista dos Vinhos para 2010, há também outros alentejanos mais acessíveis de boa estirpe como o Amantis, ou o Conde d´Ervideira Reserva, ou Antão Vaz d´ervideira branco muito bom que veio no mês passado com a revista dos vinhos.

O vinho do mês estará pronto a sair e vai ser ESTREIA NACIONAL.

Dero concordo contigo, também eu sou um devoto desse ouro liquido que é o Azeite, tal como o vinho fonte de riqueza do interior do país tantas vezes esquecido e maltratado. Gosto especialmente do aplicar nas saladas a temperar com duas gotas de vinagre balsâmico, é mais um prazer gourmet...

Abraço a todos