Região: Alentejo DOC
Produtor: Adega Cooperativa de Borba.
Castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Castelão.
Alc: 13,5º
Preço: 9€
Nota de Prova: 16,5.
Esta prova vem na sequência do desafio que o Copo de 3 lançou aos enófilos, na semana passada. O objectivo é provar e postar um tinto clássico de uma região portuguesa e obviamente a minha escolha foi este Borba Reserva 2005, pelas seguintes razões:
1- Uma imagem de qualidade com mais de 45 anos que granjeou gerações de seguidores;
2- As castas utilizadas são as tradicionais do Alentejo "autêntico" sem tourigas, cabernets, syrah's ou outras coisas exóticas;
3- O perfil do vinho. Abrir uma garrafa de rótulo de cortiça é sempre uma viagem ao passado, ao Alentejo dos anos 60, 70, à autenticidade e carácter dos nossos néctares.
O vinho apresentou uma cor rubi, com algumas nuances acastanhadas. No nariz, muito agradável, fruta, alguma passa, balsâmicos, madeira. Na boca mostrou-se um tinto cálido e envolvente, taninos finos, muito fresco, boa acidez e os apontamentos balsâmicos no final, cheio de carácter. Acompanhou com grande dignidade um assado de borrego no forno, durante um jantar de família.
Um tinto que sem dúvida define o perfil clássico de uma região.
2 comentários:
Caro amigo!
O Rótulo de Cortiça é de facto um clássico do nosso alentejo e concordo quando dizes que ao abrir uma garrafa se faz uma verdadeira viagem. Lá em casa este é o vinho oficial de 2 pratos oficiais do Alentejo. O assado de borrego e melhor ainda o Ensopado de borrega da minha mãe que é o melhor do mundo. Que me desculpem a outras mães!!
Fica Fantástico!
Boas provas!
Meu caro.
È de facto um vinho muito especial, para os belos ensopados e assados de borrego, um néctar a ter em conta para páscoa.
Um tipo de vinhos que é necessário valorizar no nosso Alentejo, são estes que nos definem como região vinícola.
PS: tal como o Quinta da Cabaça.
Abraço
Enviar um comentário