Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Evel Grande Escolha 2004





Região: Douro DOC

Produtor: Real Companhia Velha

Castas: N/D

Alc: 14,5º

Preço: 18€

Nota de prova: 17,5


Os vinhos de mesa da Real Companhia Velha (RCV) foram dos primeiros responsáveis a marcar o meu gosto pelo Douro. Quinta dos Acipestres, Porca de Murça Reserva (branco e tinto) ~são presenças habituais desde há anos na minha garrafeira e mesa. Este Evel Grande Escolha é um dos topos da RCV, um daqueles vinhos em que o Douro atinge a sua expressão maior, um clássico, com a vantagem de ser muito, mas mesmo muito mais barato que os topos de gama de outras casas.
Este 2004 vem confirmar que devemos ser pacientes com este tipo de néctares durienses, vinhos para saber esperar, mas não demasiado, uma vez que este estava num óptimo estado.
Uma cor bastante carregada, aroma quente, bem marcado pela fruta madura e com a madeira perfeitamente integrada. Na prova de boca, fruta de excelente qualidade, redondo, quente e generoso, algumas notas de mato, final longo, generoso e ligeiramente picante. Muito bom.
PS: Tenho guardada uma destas, de 2007 mas vou esperar mais três ou quatro anos...

0 comentários: