Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bétula 2010



Região: Douro (Vinho Regional Duriense)

Produtor: Catarina Montenegro C.M. Santos

Castas: Sauvignon Blanc (50%) Viognier (50%)

Alc: 12,5º

Preço: O PVP aconselhado pela produtora, varia entre 12€ e 15€ (A amostra em prova, foi gentilmente enviada pela produtora)

Nota de Prova: 16,5


Este néctar é um factor de novidade numa região clássica como o Douro, feito com duas castas "internacionais" em partes iguais, sendo o Viognier fermentado em madeira e o Sauvignon em inox.
Apresenta uma cor palha, com bonitos tons dourados. No nariz o impacto é afirmativo, com notas de erva, fruta branca e frutos tropicais, num registo muito convidativo. Na prova de boca a fruta está bem presente, com a barrica discreta, lá no fundo a dar complexidade e alguma sofisticação, de novo a fruta tropical em grande estilo, amparada por uma boa acidez, com um ligeiro toque melado, sempre numa toada de grande equilíbrio.

0 comentários: