Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 8 de março de 2010

Encostas de Estremoz Reserva 2007



Região: Alentejo, Vinho Regional (Estremoz)

Produtor: Encostas de Estremoz Sociedade Agrícola Lda

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Alicante Bouschet

Alc: 14,5º

Preço: 18€


Nota de Prova: 17,5/18


Depois de umas semanas de ausência, por motivos "académicos", volto aos posts, com este notável tinto alentejano.
O vinho possui uma cor impressionante, muito carregada. No nariz o primeiro impacto é intenso, notas de fruta e pimenta. Na boca revela-se imponente, cheio de vigor, com a fruta a comandar as hostes, pontuadas por toques especiados e algum balsâmico. Apesar dos 14,5º de álcool não é um vinho pesado, refrescado por uma acidez correcta.
Depois de ter provado o reserva 2003 este 2007 representa um grande passo em frente e a continuar assim temos aqui um caso sério nos topos de gama alentejanos. Oxalá que o preço não dispare para valores dolorosos.

3 comentários:

dajos disse...

consegui só 1 no belo do inter de évora da zona industrial. espero que seja tão bom ou melhor que o 2003
o teu mano nix disse-me que precisa de mais uns tempo de garrafa. abraço e boas provas

José Maria Paínha disse...

Viva Jorge.

Este 2007 é um grande passo em frente quando comparado com o 2003. Em relação ao tempo de garrafa, penso que tem "cabedal" para aguentar e melhorar com mais um ou dois anos, mas olha que já dá uma bela prova.´
Eu comprei umas quantas garrafas. vou guardar uma ou duas para ver a evolução

Abraço

Luis disse...

É o melhor vinho que eu bebi neste ano de 2010. Um vinho com garra e cheio de personalidade, e é isso que se pede a um bom tinto alentejano.
Tem uma longa vida pela frente, por isso guardei 2 garrafas, uma para abrir daqui a dois anos e outra para mais tarde. Penso que é um vinho que pode aguentar 10 anos.

É pena não haver mais a 5.99, agora já está marcado a 17.99 abraços.