Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pousio tinto 2008


Região: Alentejo, vinho regional (Marmelar - Vidigueira)

Produtor: CADE


Castas: Syrah, Trinacadeira e Alicante Bouschet.

Alc: 13,5 º

Preço: 3,99€

Nota de prova: 16,5 (pela excelente relação qualidade/preço)


Quando começa o Inverno há um ritual, que se foi tornando sagrado, o almoço de Domingo em em casa dos meus pais, para degustar as melhores migas do "mundo" feitas pela mão do meu pai. Cada Domingo faço questão de levar o vinho. O meu vinho de "migas" como lhe chamo. Para acompanhar um prato simples, mas forte e 100% alentejano, tenho escolhido vinhos no mesmo perfil que na minha modesta opinião são os que casam na perfeição, com excelsa comida. O vinho de "migas" tem de ser alentejano, simples, bem feito, sem ondas de "modernice", acessível e fortemente gastronómico.
No que levo de Inverno, o Pousio, é o meu vinho de "migas" preferido. Uma cor carregada, um aroma a fruta vermelha, bem madura, alguma especiaria, corpo sólido, taninos fortes, é um vinho de "encher" a boca, pleno de raça alentejana, altamente recomendado.

0 comentários: