Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dona Maria tinto 2006




Região: Alentejo, Vinho Regional (Estremoz)

Produtor: Júlio Bastos

Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Syrah

Alc: 14º

Preço: 7€

Nota de Prova: 16,5

Não foi por acaso que a Revista de Vinhos, nos Melhores de 2009 consagrou Julio Bastos como o produtor do ano, o acesso à excelente gama, que tem como estrelas o Dona Maria Reserva e o Julio B. Bastos A.Bouschet Garrafeira, grandes néctares em termos absolutos, começa com este tinto.
Desde a sua aparição no mercado, provei o 2003 (rótulo antigo), bem raçudo e Alentejano, o 2004, talvez o melhor de todos, fruta, concentração e elegância, o 2005 num registo mais elegante e seco, agora a vez do 2006. Nestes anos o que fica desta marca é a sua enorme consistência qualitativa, fazendo do Dona Maria tinto uma aposta segura na gama média.
Este vinho apresenta uma cor carregada, aromas intensos fruta em passa e especiaria. Na boca é um tinto com raça, encorpado, assente em fruta de boa qualidade, final quente, longo e com alguma adstrigência. Um tinto de personalidade forte



2 comentários:

Luis disse...

Quem faz de este vinho a sua gama baixa, já está tudo dito todos os vinhos de Júlio Bastos tem notas de prova acima de 16. até o rosé que arrisco a dizer, o melhor rosé alentejano.

José Maria Paínha disse...

Caro mano.

Concordo inteiramente contigo, toda a gama é de grande nível, daqui até ao Julio B. Bastos Alicante Bouschet tudo é possivel. È um produtor que abarca todos os estilos do Alentejo na sua gama de vinhos, desde o Novo Mundo ao mais clássico