Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tapada do Chaves Reserva 2002


Região: Alentejo DOC (Portalegre)

Produtor: Sociedade Agricola e Comercial da Tapada do Chaves

Castas: Aragonês, Trincadeira, Castelão

Alc: 13,5º

Preço: 12€

Nota de Prova: 16,5


Um vinho especial por várias razões. Porque ainda é uma refeência no Alentejo, porque não vai em modas e porque foi o tinto servido num dia muito especial, no qual tive a honra de ser padrinho de casamento do meu primo, afilhado e Amigo Rui Garcia.

Uma côr bonita com alguma evolução. No aroma sente-se a madeira integrada com a fruta e alguns licorados. Na boca é redondo suave e elegante, marcado por uma acidez correcta, alguma evolução muito positiva, num casamento muito bom entre fruta e madeira.
Uma marca e um estilo de vinhos que não podem desaparecer, são uma mais valia no Alentejo moderno, onde marcam a diferença para as modas lembrando por vezes os mais ferozes críticos de vinhos que o Alentejo tem os seus terroirs as suas raizes, que dentro do Novo Mundo Alentejano há muito que existe um Velho Mundo, melhor só parafraseando a publicidade da marca: Lendários vinhos Alentejanos

Mais palavras para quê? provem este néctar e deixem-se levar pela diferença

Um Abraço e boas povas

4 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Pelos comentários deve ter sido grande a dor de cabeça no dia seguinte???

Abraço

HC

Paulo Caldeira disse...

Amigo Zé!

Este 2002 ainda está muito pujante ou já dá mostra da sua idade?

Abraço e boas provas.

José Maria Paínha disse...

Amigo Paulo

Este 2002 está mesmo no ponto, mas se bem guardado, ainda se consegue aguentar a este nível mais um anito

Abraço

José Maria Paínha disse...

Viva Dero


O dia seguinte foi duro....



Abraço