Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Só Syrah 2005



Região: Terras do Sado, Vinho Regional.

Produtor: Bacalhoa Vinhos de Portugal.

Castas: Syrah.

Alc
: 14,5º

Preço: 10€

Nota de Prova: 17/ 17,5.


Que me desculpem os Syrah's alentejanos, e os afamados vinhos da Quinta do Monte d' Oiro, mas este é o meu Syrah de eleição. Já o provei nas colheitas de 1999, 2000, 2001, 2004 e agora este 2005. Não é um vinho fácil de encontrar, assim cada vez que vejo uma botelha disponível, não hesito. Apresenta uma cor bem carregada, no nariz um ataque bastante intenso, notas típicas da casta, alguma borracha e fósforo, barrica de boa qualidade. Na boca é um tratado. Camadas fruta, bem envolvidas pela barrica, encorpado, acidez a equilibrar o teor alcoólico, tem um final em grande, num estilo Novo Mundo, guloso e sumarento.

4 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Caro amigo, eu sei que é uma falha grande, mas ainda não provei tal ponga. Eu sou fã de syrah e adoro os do José Bento dos Santos, mas este de facto ainda não me caiu no goto, talvez por não ser fácil de encontrar como salientas. Tenho um Syrah da Ermelinda freitas para provar, e ainda não o fiz, por alguma razão o de 2005 (salvo erro), teve o prémio que sabemos.
abraço

José Maria Paínha disse...

Caro Hélder.
O Ermelinda Freitas 2005 é o tal! Grande malha. Esse ano foi muito bom em Palmela. Os tintos que tenho provado assim o demonstram. Mas tens de provar um Só Syrah. Já agora como correu a fantástica prova Niepoort? Abraço

Hélder Caldeira disse...

Boas,

O syrah que tenho da EF é o 2007 e não o 2005. Quanto à prova do Niepoort não fiquei fã dos brancos, são muito amadeirados eu gosto deles mais frutados, quanto aos tintos, gostei do redoma 2007, do Batuta, claro está, do Robustus que adorei como corpo, é um vinho com perfil do Douro mas com corpo alentejano e claro o charme é uma paixão, desde a côr que é quase rosé, ao nariz e na boca é diferente de tudo o que já provei. Nos portos destaco o vintage 2009 que ainda não saiu para o mercado mas que é um portento.
abraço

Anónimo disse...

Caro Zé,

Lamentavelmente ainda não tive a oportunidade de degustar todas as suas referencias bacas . Concordo plenamente com toda a adjectivação ostentada nestes textospor vós escritos...realmente soberbos. Apenas atrever-me-ei a deixar um conselho no qual poderei prever uma tentativa, não frustrada de conhecer um dos melhores vinhos que este pais produziu (Monte da Peceguina- Herdade da Malhadinha)10 eur. Fico aguardar pela sua brilhante capacidade de qualificar estas nossas ilustres vinhas.
Muito atentamente,
O confrade enologo.