Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

sábado, 2 de abril de 2011

Quinta das Baceladas 2004



Região: Bairrada Doc.

Produtor: Caves Aliança.

Castas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Baga.

Alc: 14,5º

Preço: 9,50€

Nota de Prova: 17


Um belo tinto da Bairrada moderna. Côr bastante carregada. No nariz fruta envolvida pela tosta da boa madeira onde estagiou, pimento e algum fósforo. Na boca é uma bela surpresa um tinto quase bordalês, envolvente, fino, bom corpo, sedoso, com leve ardor no final longo. Um vinho que além de ser sofisticado é bem gastronómico

2 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Boas,

Carissimo a única vez que provei este vinho foi numa passagem de ano, talvez à 2 anos e foste tu que levaste a garrafa! Não sei se lhe daria os 17, mas 16 dava certamente!

Abraço

José Maria Paínha disse...

Boas Dero.

Lembro-me bem da passagem de ano mas ai houve dois factores que jogaram contra este vinho. 1) Não chegou a ser decantado; 2) foi bebido em copos normais.
Este agora além de estar mais afinado pelo tempo e de ter sido decantado 1 hora antes de ser bebido, foi servido em copos largos, onde se pode libertar.
Cada vez dou mais importância aos copos no serviço do vinho, muitas vezes nem tanto o preço e a resitência, mas o formato dos mesmos.
Tenho uns do Continente para o dia a dia, altos e largos que me custaram 1€ a unidade. Não são uns Riedel é certo, mas até um Lóios tinto parece outra coisa, melhor ainda.

Abraço