Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quarta-feira, 23 de março de 2011

Quinta do Cerrado Reserva 2003






Região: Dão DOC

Produtor: União Comercial da Beira Lda.

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen.

Alc: 13º

Preço: +,- 6€ (comprei esta no Continente há dois anos numa feira de vinhos "velhos")

Nota de prova: 16,5


Mais um daqueles vinhos, que valeu a pena esperar ele, e ainda vai valer (tenho mais uma botelha. Com a crise que nos vai cair em cima, quem tiver garrafeiras apetrechadas e tenha que cortar gastos. poderá ter boas surpresas, com a guarda de certos vinhos, este é o lado positivo da austeridade.

O vinho apresentou uma bonita cor granada, já algo evoluída para o tijolo, mas se a cor poderia denunciar o peso de alguma idade, o resto da prova, cedo contrariou tal ideia. Nariz muito apelativo, inicialmente fechado, abre com notas vegetais, algum couro, madeira e ligeiro floral, tudo muito clássico e harmonioso. Na boca foi um regalo. Austero, complexo, especiado e envolvente, álcool q.b. taninos finos, terminando longo e com elegância.
Um belo tinto do Dão, que acompanhou em bom nível uma galinha do campo assada no forno.

0 comentários: