Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Santa Valha 2004

Região: Valpaços V.Q,P.R.D

Produtor: Quinta do Sobreiró de Cima

Castas: n/d

Alc: 14º

Preço: 2,30€

Nota de Prova: 15


Um vinho das terras quentes transmontanas. Provar este Santa Valha é como que fazer uma viagem ao passado, mas que vale bem a pena. Um vinho fora de modas, feito à antiga. Uma cor muito carregada, antecede um nariz muito impositivo, com fruta vermelha e algumas notas animais. Na boca carregado, denso, fruta com alguma qualidade e taninos raçudos. Duro e algo agreste para bocas menos habituadas ao género é um tinto que se aprecia com pratos fortes da nossa gastronomia. Uma feijoada, bem temperada, uns grãos com carne ou um cozido à portuguesa casam bem com este tinto

1 comentários:

Hélder Caldeira disse...

Boas,
Carissimos amigos do Blog! Não pretendo aqui fazer nenhum comentário a este vinho em especifico mas a vários e à celebração desse néctar que é o vinho!
Decorreu este fim de semana no Centro de congressos de Lisboa mais uma edição do "Encontro com vinhos e Sabores" há muito tempo que não via uma exposição tão recheadas quer de expositores quer de belas pingas quer de caras bem bonitas!

Falalndo de vinhos as 2 horas que estive no evento foram manifestamente insuficientes para descobrir todos os néctares presentes e como ia ter uma despedida de solteiro de seguida decidi não abusar nas provas. Depois fui com a minha generosa mulher que gostando de vinho não tem muita paciência para parar de stand em stand sendo que os empurrões da muita gente que foi ao evento também não são agradáveies! Sendo assim deu para provar os seguinte néctares:

Qta do Boição Special Selection da Enoport - Deve ser um grande vinho mas precisa de 1h a arejar. Tem os taninos muito vivos no entanto é bem melhado. Não conhecia
Valle Pradinhos reserva 2005 - Com um assado ou um ensopado uhi!
Batuta 2007 - A niepoort não sabe fazer maus vinhos e este é um dos ex-libris muito bom! O Charme estava fechado. É pena!
Herdade das Servas Vinhas Velhas - talvez o mais surpreendente de todos os que provei. Muito bom!
Quinta de Pancas Reserva 2007 - saiu agora para o mercado! Um excelente vinho!
CV e Quinta Vale D. Maria duas preciosidades do Douro. Por incrivel que pareça o QVD.Maria estava incrivelmente bom! Tinha bebido a garrafa de fio!
Quinta de La Rosa Branco - não sei se é o melhor branco que já bebi como diz o meu amigo Zé no entanto é certamente um dos melhores. Muita, muita fruta num belo branco!
Palpite 2007 -Excelente branco dos vinhso Fita Preta!
Grous Moon Harvest - Só uma pinga não deu para perceber o que vale esta pinga! Estou a rezar para que o natal venha rápido para provar uma das que aqui tenho.
Rui Reguinga - Fabre Mont... Zé diz lá como se escreve! è uma excelente pinga. Fiquei surpreendido!

Meus caros este evento merecia pelo menos 4 horas de presença e era garantida a bebedeira pois o facto de levar o vinho à boca e deitar fora o restante não me cai muito bem! Por isso muito ficou por provar Na net acho que conseguem ver os expositores.

Desculpem o tamanho do comentário ainda assim gostaria de partilhar convosco este pequeno entardecer de sábado!

Ficaram por provar ainda vinhos do Porto, Verdes e espumantes!

Um abraço