Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Feiras de Vinhos


Cá estão as aguardadas feiras de vinhos. O Pingo Doce deu o "tiro" de partida, com as já célebres promoções leve 6 pague 5. Confesso que estava inclinado a comprar uma caixa de Porto da Bouga, mas depois de no passado domingo, ter provado em almoço de família a colheita de 2008, fiquei um pouco desapontado, achando o vinho um tanto afastado daquele perfil que tanto me encantava, mesmo depois da introdução no lote da Touriga Nacional e da Syrah.
Hoje ao inicio da tarde desloquei-me ao Modelo de Portalegre, onde a feira estava montada há pouco tempo. Nestas coisas de feiras de vinhos, sou como os miúdos numa loja de brinquedos, facilmente me desoriento e entro em despesas. As "loucuras" de hoje à tarde, até foram mais ou menos racionalizadas. Trouxe para casa 3 Douros de 2007 porque é aquele ano de excelência na região, com tintos fabulosos e declarações de vintage a rodos. Acompanharam-me até ao domicilio o Passagem Reserva, um vinho que experimentei há uns meses na versão de 2005 e que me deixou encantado pela frescura, um Kopke Reserva, uma das melhores relações preço qualidade da região e um Evel Grande Reserva, outro dos meus tintos preferidos do Douro. Como tinha uns dinheiros no cartão Modelo, resolvi trazer uma novidade um Terras do Pó 2007 tinto, composto por 3 castas: Syrah, Touriga Nacional e Petit Verdot, uma curiosidade, vindo de um dos meus produtores de referência.
Ainda fiquei a piscar os olhos a um Má Partilha Merlot de 2007, a um Terra a Terra reserva de 2007 e a um Passadouro de 2006. Mas pronto nada de loucuras.
A alma paciente que conseguir ler estas linhas, chegada a este ponto deve-se perguntar: "e os vinhos do Alentejo?" Pois. Sendo eu Alentejano dos 4 costados, e sendo a região a minha preferida nos tintos, foi com desolação que observei a prateleira do Alentejo, nesta feira do Modelo aqui em Portalegre. Praticamente são os mesmos vinhos, que vamos vendo todos os dias na garrafeira deste super mercado. Um 4 castas do esporão para animar, um fita preta e o resto deja vu. Para quem reside em Portalegre, dava jeito deitar a mão a bom preço a um destes néctares: Arundel; Cem Reis; Alento Reserva; Monte dos Cabaços; os varietais das Servas ou do Esporão; Vinha do Almo Escolha; Ponte das Canas; Monte da Peceguina entre outros.
É o que há... Resta-me dar um saltinho a Estremoz no próximo fim de semana, que para aquelas bandas as coisas devem estar mais compostas.

4 comentários:

Moisés disse...

Caro amigo
Que belo post. Falaste nos Cem Reis e tenho lá por casa uma garrafinha que me ofereceram no ano passado. Parece que vou ter que a beber brevemente.
Um abraço

José Maria Paínha disse...

Caro Luis


O Cem Reis é de facto um belo tinto alentejano. Prova-o e depois partilha aqui a tua opinião.

Abraço

Hélder Caldeira disse...

Caros convivas como estão?
Tenho andado um pouco arredado da escrita mas todas as semanas venho ao blog, todavia um problema no pc impedia-me de aqui deixar o meu testemunho.

Uma vez que já foram ou estão a ser as feiras de vinhos está na altura de começarmos a pensar em mais uma prova cega de vinhos, agora que as garrafeiras estão renovadas e os tintos já se bebem de novo com muito gosto depois de um verão escaldante.

Pensem nisso e vamos a elas,...

Já agora deixem que partilhe que ainda não fiz todas as compras, no entanto já comprei os vinhos de topo e adquiri 1 Qta do crasto V.V. de 2008, 1 Qta da Pacheca V.V. 2 de Adeg Borba Premium, 1 herd. perdigão reserva 2006, 1 vale do nideo reserva.
1 abraço e Boas provas

José Maria Paínha disse...

Bem vindo de novo Helder!

Primeiro que tudo concordo em organizarmos mais uma prova cega, já andei a falatr com o meu irmão e o teu e sei que já andaram a falar um com o outro, aguardam-se novidades.

Quanto às feiras de vinhos, Basta!!!! já fiz "asneiras" que cheguem.
Depois deste post e ainda no Douro, trouxe um Duas Quintas Reserva, Um Terra a Terra Reserva e um Bons Ares, todos de 2007.
Depois vi um Monte da Cal Reserva de 2007 que está grande malha
Quando já lambia as feridas do despesismo eis que o teu irmão me telefona, estava ele no El Corte Inglês, frente a uma prtaeleira de Roquete & Cazes 2006...


Abraço