Cá estão as aguardadas feiras de vinhos. O Pingo Doce deu o "tiro" de partida, com as já célebres promoções leve 6 pague 5. Confesso que estava inclinado a comprar uma caixa de Porto da Bouga, mas depois de no passado domingo, ter provado em almoço de família a colheita de 2008, fiquei um pouco desapontado, achando o vinho um tanto afastado daquele perfil que tanto me encantava, mesmo depois da introdução no lote da Touriga Nacional e da Syrah.
Hoje ao inicio da tarde desloquei-me ao Modelo de Portalegre, onde a feira estava montada há pouco tempo. Nestas coisas de feiras de vinhos, sou como os miúdos numa loja de brinquedos, facilmente me desoriento e entro em despesas. As "loucuras" de hoje à tarde, até foram mais ou menos racionalizadas. Trouxe para casa 3 Douros de 2007 porque é aquele ano de excelência na região, com tintos fabulosos e declarações de vintage a rodos. Acompanharam-me até ao domicilio o Passagem Reserva, um vinho que experimentei há uns meses na versão de 2005 e que me deixou encantado pela frescura, um Kopke Reserva, uma das melhores relações preço qualidade da região e um Evel Grande Reserva, outro dos meus tintos preferidos do Douro. Como tinha uns dinheiros no cartão Modelo, resolvi trazer uma novidade um Terras do Pó 2007 tinto, composto por 3 castas: Syrah, Touriga Nacional e Petit Verdot, uma curiosidade, vindo de um dos meus produtores de referência.
Ainda fiquei a piscar os olhos a um Má Partilha Merlot de 2007, a um Terra a Terra reserva de 2007 e a um Passadouro de 2006. Mas pronto nada de loucuras.
A alma paciente que conseguir ler estas linhas, chegada a este ponto deve-se perguntar: "e os vinhos do Alentejo?" Pois. Sendo eu Alentejano dos 4 costados, e sendo a região a minha preferida nos tintos, foi com desolação que observei a prateleira do Alentejo, nesta feira do Modelo aqui em Portalegre. Praticamente são os mesmos vinhos, que vamos vendo todos os dias na garrafeira deste super mercado. Um 4 castas do esporão para animar, um fita preta e o resto deja vu. Para quem reside em Portalegre, dava jeito deitar a mão a bom preço a um destes néctares: Arundel; Cem Reis; Alento Reserva; Monte dos Cabaços; os varietais das Servas ou do Esporão; Vinha do Almo Escolha; Ponte das Canas; Monte da Peceguina entre outros.
É o que há... Resta-me dar um saltinho a Estremoz no próximo fim de semana, que para aquelas bandas as coisas devem estar mais compostas.
4 comentários:
Caro amigo
Que belo post. Falaste nos Cem Reis e tenho lá por casa uma garrafinha que me ofereceram no ano passado. Parece que vou ter que a beber brevemente.
Um abraço
Caro Luis
O Cem Reis é de facto um belo tinto alentejano. Prova-o e depois partilha aqui a tua opinião.
Abraço
Caros convivas como estão?
Tenho andado um pouco arredado da escrita mas todas as semanas venho ao blog, todavia um problema no pc impedia-me de aqui deixar o meu testemunho.
Uma vez que já foram ou estão a ser as feiras de vinhos está na altura de começarmos a pensar em mais uma prova cega de vinhos, agora que as garrafeiras estão renovadas e os tintos já se bebem de novo com muito gosto depois de um verão escaldante.
Pensem nisso e vamos a elas,...
Já agora deixem que partilhe que ainda não fiz todas as compras, no entanto já comprei os vinhos de topo e adquiri 1 Qta do crasto V.V. de 2008, 1 Qta da Pacheca V.V. 2 de Adeg Borba Premium, 1 herd. perdigão reserva 2006, 1 vale do nideo reserva.
1 abraço e Boas provas
Bem vindo de novo Helder!
Primeiro que tudo concordo em organizarmos mais uma prova cega, já andei a falatr com o meu irmão e o teu e sei que já andaram a falar um com o outro, aguardam-se novidades.
Quanto às feiras de vinhos, Basta!!!! já fiz "asneiras" que cheguem.
Depois deste post e ainda no Douro, trouxe um Duas Quintas Reserva, Um Terra a Terra Reserva e um Bons Ares, todos de 2007.
Depois vi um Monte da Cal Reserva de 2007 que está grande malha
Quando já lambia as feridas do despesismo eis que o teu irmão me telefona, estava ele no El Corte Inglês, frente a uma prtaeleira de Roquete & Cazes 2006...
Abraço
Enviar um comentário