Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeira prova às cegas 10 de Abril de 2010 Parte I

Um dos nossos administradores, o Paulo Caldeira e o meu irmão Carlos Paínha, conspiraram em segredo para a organização da primeira prova cega do Pontão. A prova que eu andava para organizar há mais de dois anos, muita conversa, muitas outras coisas que fazer e eis que estes dois artistas, no maior dos secretismos, quais agentes do MI6, do dia para a noite surpreendem toda a gente com uma carta misteriosa e pronto! Não havia volta a dar e ainda bem. A prova marcou-se para 10 de Abril, numa tarde solarenga de primavera, nas instalações do antigo bar da casa do povo, gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia de Veiros, iniciamos o Tal evento (que espero o primeiro de muitos), destinado a um grupo de enófilos, que em Veiros fazem a nossa terúlia do vinho.
A prova foi primorosamente organizada. Uma das instruções que seguia no nosso convite, obrigava-nos a levar a garrafa, completamente icógnita, onde rótulo e outros elementos identificativos do vinho teriam que estar ocultos.
Chegados ao local, os pormenores estavam em conformidade: bolachas de água e sal, águas individuais (obrigado ao CV), copos correctos e para os mais gulosos uns enchidos. De inicio o Paulo Caldeira, tomou o "pulso à coisa" e procedeu ao sorteio da prova, a cada vinho que foi previamente decantado, foi atribuido um número saida, estabelecendo-se a seguinte ordem, pelo nome dos donos das garrafas:
1 Helder Caldeira
2 José Eduardo Pereira

3 Duarte Silva
4 Miguel Carola

5 José Maria Paínha

6 Domingos Cunha

7 Paulo Caldeira
8 António Caldeira
9 Carlos Painha



As "pingas" alinhadas para a prova

E depois de revelada a identidade o "bruá" de algumas surpresas.


A história continuará....

4 comentários:

Miguel Carola disse...

Muito bom, muito bem organizado. Quando é a proxima? hehe...

Duarte Silva disse...

Já estava a demorar a publicação de tal evento....
Nao sou grande conhecedor deste "NECTAR" , mas graças aos meus dois primos (Helder Caldeira e Paulo Caldeira) tenho vido a tomar-lhe o gosto, se calhar indevidmente, pois comecei logo por cima, com brutas pingas....agora quando bebo um "ramalho" qUalquer, a boca da logo sinal...
Mas como estava a dizer, era de longe o mais "anjinho" que esava presente, pois os presentes conseguem achar aromas e sabores no dito "NECTAR", que a mim me passam completamente ao lado, so os distingo por as tais "PETA-ZETAS".
Mas com tudo isto quero dizer que gostei muito de ser convidado e de ter estado na prova,essencilmente pelo convivio com o pessoal, por isso quando for a proxima, nao se esquecam de me convidar, que vou com o maior dos gostos.....
SAUDE E SORTE PRA TODOS...


PS:Como aqui costumam dizer....BOAS PROVAS....

Luis disse...

Pois e eu a bulir não é, não tenho sorte nenhuma. É a vida, até já tinha a pinga preparada uma Grous Moon Harvested 2008 agora tenho que a beber sozinho lolololo. Para a próxima vou tentar ir não posso falhar. Já me constou que correu tudo na perfeição. Espero que está seja a primeira de muitas.
Um forte abraço a todos os participantes.

eltombo disse...

Primo Zé quando terminas a historia o pessoal está á espera da conclusão... Quem diria que estás todo um expert em pomadas .... mas a mim não me surprende , Abraços...


R. Painha