Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 27 de julho de 2010

De volta à escrita



Tenho andado um pouco arredio da eno escrita. Trabalho, verão, calor, depois as férias e a cultural "lanzeira" alentejana, conjugaram-se para produzir nada.
Um blog, qualquer que seja a sua temática, só se torna interessante se as novidades forem aparecendo com frequência, caso contrário não se justifica. Quando se entra em estado letárgico na net, é-se sempre um forte candidato a mais um lugar no imenso mar dos blogs naufragados.
Para além da escrita um blog de vinhos vive disso mesmo do vinho. Não só dos vinhos de que toda a gente (blogs e imprensa especializada) fala, mas também de algumas "pingas" menos conhecidas, outras que todos os dias nos olham na prateleira do supermercado, envergonhadas na sua baixa cotação e que nós olhamos de cima, com a nossa arrogância de enófilos noviços, rotulado-os de "patinhos feios" e como sempre a ignorância é a mãe do preconceito.
Depois há aquelas raridades que ocasionalmente nos vêm parar aos copos e às mãos, momentos de deleite, para qualquer enófilo, seja por altruismo ou soberba, são sempre bons demais para não serem partilhados.
Nestes meses quentes, há sempre os nossos nécatres de eleição, brancos e rosés. O interessante é depois constatar que a opinião deste ano não é igual há de 2009 e talvez nem seja parecida com a de 2011.
Com os dois últimos posts parece que "aboborei", mas desde Maio para cá tenho bebido alguma coisa interessante. Os "patinhos feios" os "calimeros" e também os "patos bravos", tive a sorte de ter um par de momentos, à volta de verdadeiras pérolas e pelo meio tenho bebido aquilo que se insere no mainstream. Será destes momentos que vos darei conta nos próximos posts.
Há duas coisas essenciais neste blog: os seguidores e leitores que tem a paciência de ir por cá passando, a ver o que há de novo e que de vez em quando dizem: "ainda bem que passei por lá aquele vinho realmente foi uma boa malha" e de outras dirão "grande barrete!! aqueles gajos devem andar a beber água rás" enfim é a vida.
Depois e sempre temos os amigos, aqueles que com quem o blog se vai construindo, os vinhos são quase sempre bebidos em boa companhia e beber vinho sózinho é um crime. Um homem só não consegue produzir Civilização e como disse o grande Ernest Hemingway, o vinho é o produto mais civilizado do Mundo

Boas provas (com este calor brancos!) e abraços