Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dão tinto 2006




Região: Dão Doc

Produtor: Àlvaro Castro

Castas: N/D

Alc: 13º

Preço: Oferta do amigo Helder Caldeira.

Nota de Prova: 16,5 / 17

Um Dão de um produtor que tem sido um dos responsáveis, pela firmação desta região e pela definição do perfil dos seus vinhos.
Apresentou uma côr média em tons de cereja. No nariz, fruta, alguma caruma, químico, fósforos. Na boca surge macio, ligeiramente aveludado, fruta com garra, taninos finos, terminando com muita elegância. O tempo de espera em cave só lhe fez bem.
Acompanhou com grande dignidade uns bifes passados em azeite só com sal grosso e pimenta preta. Um néctar que deixou saudades

Tapada do Chaves branco 2007


Região: Alentejo DOC

Produtor: Sociedade Agrícola Tapada do Chaves

Castas: Arinto, Alva, Fernão Pires e Tamarez

Alc:13º

Preço: 8€

Nota de Prova: 15,5


Cor palha ligeira no copo, aroma, onde se destacam notas citrinas, na boca acentua esse traço, sendo um vinho untuoso, com acidez no ponto e ligeiro mineral.
Um branco clássico Alentejano que vale a pena conhecer, uma boa sugestão para a consoada, especialmente na colheita de 2008