Editorial

Nas conversas dos antigos o Pontão das Vinhas, é descrito como o sítio, de onde saia o belo néctar báquico. Hoje do sítio resta o nome, a vinha há muito que foi arrancada. Nesta Terra de apreciadores do precioso liquido, este sitio, obra de um grupo de carolas, transporta para a rede o espírito de uma vila milenar, outrora berço de grandes “pomadas” e episódios marcantes na História de Portugal.
Este espaço pretende ser um ponto de encontro de veirenses (e não só), acima das diferenças politicas, futebolísticas, de cor, credo, ou género. Um Sitio para os amantes do vinho, sem pedantices, ou preciosismos técnicos, onde todos são bem vindos.
Todos os produtores que queiram ver uma prova dos seus vinhos, contacte com: pontaodasvinhas@gmail.com
Myspace Layouts

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontro com o Vinho e Sabores 2010



O ano passado tinha ficado com "água na boca" por não ter ido, este ano decidi não faltar ao maior evento deste género em Portugal. Valeu bem a pena e sabem que mais?

Já estou a esfregar as mãos para que o ano vínico passe depressa.


A tarde de Domingo 7 de Novembro na Junqueira foi curta para desfrutar de tudo aquilo que um evento desta natureza tem para oferecer. Aqui ganham vantagem os residentes de Lisboa. Para mim que fui de longe, o melhor é para o ano reservar dois dias.
Iniciei o roteiro de provas com 3 pressupostos: 1) aquilo que não consigo apanhar com facilidade no Alentejo (se bem que a net dá uma ajuda); 2) Vinhos emblemáticos; 3) o meu gosto pessoal.Para aqueles que vão pacientemente acompanhando este Blog e para aqueles que me conhecem pessoalmente e aos fins de semana falamos de vinho, nas nossas idas a Veiros, não será muito difícil adivinhar a orientação que segui. Douro muito Douro, e algum Alentejo.
Das provas efectuadas, retirei as seguintes conclusões: 1) A maior parte dos vinhos já se bebe muito bem, aqui com incidência para os Douro 2008; 2) consequência dramática: o esforço que ando a fazer há alguns anos de guardar garrafas, não sei se dará bons resultados, pois com raras e boas excepções o melhor do vinho é ir bebendo-o desde já. Vamos à lista dos mais de 30 vinhos, por ordem de prova naquela tarde memorável.
  1. Quinta Vale D. Maria 2008 - Nariz cheio de fruta de grande qualidade, na boca está impositivo, mas sempre no registo frutado, vale a pena guardar mais um tempo.
  2. C.V 2008 - Nariz inebriante, fabuloso, exótico. Na boca muito fino, fruta, mineral, taninos enormes, um grande vinho para os próximos 10 anos.
  3. Quinta Vale da Raposa Reserva 2008 - Nariz apelativo, muito interessante na boca, fruta e algum mato, bebivel já com parazer.
  4. Quinta Vale da Raposa Touriga Nacional 2007 - Fruta azul no nariz, elegante e personalizado na boca, bebivel desde já.
  5. Quinta da Gaivosa 2005 - Um exemplo de cartilha de um belo Douro no ponto, muito agradável e envolvente, sofisticado e elegante.
  6. Quinta da Gaivosa Vinha de Lourdelo 2007 - Nariz extraordinário, muito perfumado, na boca um vinhão! Complexo, fresco, elegante e muito estruturado, do melhor que já bebi nos anos que levo disto.
  7. Abandonado 2007 - Nariz ainda muito fechado, mineral, alcatrão. Na boca ainda muito respigado por taninos bem vivos, um grande vinho mas a precisar de tempo para acalmar. No fim da prova tive a tentação de imaginar como estará daqui por 10 anos...
  8. Pó de Poeira 2007 - Muito agradável, bebível e com grande sentido gastronómico
  9. Pó de Poeira 2008 - Um vinho curioso, um nariz cativante, em explosão de fruta, na boca a primeira impressão leva-nos para um perfil madurão, mas depois aparece uma grande força tânica. um vinho a precisar de garrafa.
  10. Poeira 2008 - Nariz muito perfumado, atraente, elegante. Na boca notas de alguma cereja, mineral, guloso e impactante um belo vinho sem dúvida e mais bebível que o parente mais pobre.
  11. Pio Cesare Barbera d' Alba 2008 - Um tinto italiano, curioso. Pouco carregado na côr, nariz fechado. Na boca apresenta-se mineral, registos de terra, com fruta de qualidade.
  12. Nuits-Saint-Georges 2007 Domaine Confuron-Cotetidot - Finalmente percebo a devoção aos vinhos da Borgonha. Cereja fina, ligeira acidez, mineral. Sublime, elegante, precioso, um luxo.
  13. Passadouro Reserva 2007 - Nariz brutal! intenso, inebriante, licor de ginja, morangos. Na boca é perfeitamente bebivel, mas pode melhorar muito em garrafa.
  14. Campo Ardosa 2007 - Agradável no nariz, bebivel desde já.
  15. Quinta da Manuela 2001 - Um tinto raro e caro, no ponto para ser bebido, talvez já tenha passado o seu melhor momento.
  16. Vallado Touriga Nacional 2008 - Agradável, mas menos elegante e apelativo que o Quinta vale da Raposa
  17. Vallado Reserva 2008 - Uma revelação. Taninos maciços, complexo, fino cheio de classe, um final de uma frescura arrebatadora. Grande vinho que já se bebe com muito prazer.
  18. Valle Pradinhos 2006 - Bom vinho, muito assente na fruta, quente mas raçudo, mais um anito ou dois
  19. Valle Pradinhos Reserva 2006 - Soberbo, complexo, estruturado, cheio de garra e carácter, um grande tinto português, mais afinado que o colheita.
  20. Dado 2008 - Muito bom. Um vinho complexo, misterioso e envolvente diferente de tudo o que já bebi.
  21. Passagem Reserva 2007 - Agradável, conjuga muito bem a fruta num registo mais especiado, taninos firmes, cheio de garra.
  22. Meandro do Vale Meão 2008 - Um belo tinto de agrado imediato, vigoroso, muito atactivo.
  23. Quinta do Vale Meão 2008 - Nariz algo fechado, mas na boca simplesmente extasiante! especiado, complexo e com uma frescura avassaladora, final interminável. Um vinho viciante.
  24. Marka colheita 2008 - Nariz expressivo, impactante, assente na fruta, boca agradável, intesa, gulosa, a pedir companhia à mesa. A confirmar o preço que o produtor referiu, uma das melhores RPQ que provei.
  25. Marka Reserva 2008 - nariz mais fechado, na boca é mais envolvente, complexo e com estrutura um belo tinto.
  26. Vale do Tua 2007 - Um Douro mais quente (vizinho da Quinta do Crasto), complexo, quente e longo, um belo tinto para o Inverno.
  27. Casa da Arrochela Reserva 2008 - Conjuntamente com o Marka 2008 a melhor RPQ. Um tinto muito fino assente numa fruta de qualidade superior.
  28. Mouchão 2003 - Que grande tinto! Fruta madura, especiaria, complexo, madeira bem casada, envolvente cheio de garra e carácter alentejano.
  29. Mouchão 2005 - Um belo Mouchão, num registo mais frutado e moderno que o 2003, mas a precisar de garrafa.
  30. Crasto Superior 2008 - Uma bela surpresa. Fruta doce, abaunilhado, elegante e com bons taninos.
  31. Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2008 - Aroma intenso, fumados, fruta, na boca ainda está jovem com taninos aguerridos, muito complexo e elegante.
  32. Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2000 - Um brinde! Um Acontecimento. Um portento de tinto ainda cheio de vivacidade, trouxe-me à memória aquela fabulosa garrafa de 1998 muitos vinhos dentro do mesmo vinhos, mais palavras para quê...
  33. Esporão AB (Alicante Bouschet 2008) - Nariz fabuloso, especiaria, ameixa preta, pimenta. Na boca deixa-nos pasmados, um Alicante Bouschet com uma elegãncia notável, mas ao mesmo tempo cheio de raça, guloso e com uma frescura rara. Um vinho viciante.
  34. Esporão PV (Petit Verdot 2008) - Uma bela surpresa. Fino, especiado, elegante. Um vinho muito agradável que ainda pode ficar melhor com mais um ano de garrafa.
  35. Esporão Private Sellection 2007 - Superconcentrado e estruturado ainda está um pouco fechado, mas adivinha-se um grande vinho.
  36. Quinta de Pancas Reserva 2007 - Um tinto agradável fino e elegante
Depois de tão agradável escolhi 8 magníficos a saber:
C.V. 2008
Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2007
Vallado Reserva 2008
Valle Pradinhos Reserva 2006
Quinta do Vale Meão Reserva 2008
Mouchão 2003
Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2000
Esporão AB 2008